Por Rafael Camargo
Desde 1995, no dia 23 de abril é comemorado o Dia Mundial do Livro e também o dia do Direito do Autor. A Unesco escolheu essa data em lembrança ao dia de morte de grandes escritores: Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e William Shakespeare.
O livro, um objeto que materializa histórias e transmite conhecimento, marca a vida de muitas pessoas, de formas diferentes.
Todo mundo tem uma história com livro, seja até a história do livro que queria ler e nunca leu, livro de colorir, livro de imagem, livro de arte, livros da escola, livros que marcaram momentos da vida! ?
Por exemplo, quem aí lembra o primeiro livro que leu? Na conta oficial do Twitter da Turma do Mônica, Mauricio de Souza ficou curioso para saber quem aprendeu a ler e escrever com a Turma da Mônica, um clássico dos quadrinhos!
Há quem tenha apego ao objeto livro, há quem internalize, há quem faça coleções, outros que adoram emprestar livros das bibliotecas… a relação com o livro pode acontecer de diversas formas.
A Biblioteca da Facens pode falar com muita prioridade do assunto! Para eles, o livro dá rumo às pessoas, um livro é uma plataforma de voo. Voemos então!
Qual o seu livro preferido? Conta pra gente! ?
#FicaADica da Biblioteca Facens
Para comemorar a data, a Biblioteca da Facens deixou a dica de uma música e um poema que fale sobre os livros e como eles marcam nossas vidas! Olha só que legal:
Caetano Veloso – Livros
Poema Novas manhãs – Elizandra Souza
Gosto de livros porque
gosto de gente
Gosto de gente porque
amo de ler as palavras
que carregam nos olhos
eu gosto de palavras porque
elas beliscam e acariciam e
traduzem novas manhãs
eu que fui um auxiliar de bibliotecário (!!!) posso falar com propriedade a respeito disso:
foi, sem dúvida alguma, uma experiência maravilhosa ter viajado no mundo da imaginação sem poder sair do lugar.