Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

9 cientistas que você precisa conhecer!

O mundo precisa de ciência, a ciência precisa de mulheres! A participação das mulheres na construção do pensamento científico é tão antiga quanto o princípio da ciência.

A contribuição feminina para a ciência começa muito antes de existir o Dia da Mulher ou os movimentos de luta pelos direitos das mulheres.

Por isso, é tão importante que a gente possa conhecer quem são elas, comoimpactaram esse universo e reconhecer os caminhos que abriram para as futuras gerações.

Mammie Phipps Clark

Mamie nasceu em 1917, época em que a população negra ainda vivia de forma segregada, sem ter acesso a serviços básicos, como saúde e educação.

Para mudar essa realidade, ela se dedicou ao estudo da psicologia e fez um mestrado sobre como a questão racial impacta a identidade de crianças negras.

Em 1943, ela se tornou a primeira mulher negra a conquistar um doutorado na Universidade de Columbia.

Ela também se tornou a segunda pessoa afro-americana a conquistar esse título. Antes dela, estava seu marido Kenneth Clark.

Bertha Lutz

Um das maiores biólogas da história do Brasil, Bertha se formou em Ciências Naturais na Universidade de Paris, se especializando em anfíbios, realizando diversos trabalhos na área da Biologia.

Em 1945, ela participou da Conferência de São Francisco, responsável pela criação da Organização das Nações Unidas (ONU).

Maria da Conceição de Almeida Tavares

Considerada uma das economistas mais brilhantes do país, Maria da Conceição ajudou na criação do curso de pós-graduação em economia no Brasil.

Por muitos anos, ela formou muitas gerações de economistas na UFRJ e na Unicamp, além de públicar um clássico na literatura econoômica, “Auge e Declínio do Processo de Substituição de Importações”.

Além da sua jornada acadêmica, Maria também contribuiu com um estudo sobre a distribuição de renda no Brasil sob uma ótima regional, quando atuou no BNDES.

Patricia Bath

Patricia Bath foi formada em Medicina e seguiu como oftalmologista, auxiliando comunidades mais carentes e que tinham tendencia a desenvolver problemas de visão.

Para que ela pudesse se formar e ajudar sua comunidade, Patricia enfrentou o precoenceito de ser uma mulher negra em uma faculdade de Medicina na época.

Além do trabalho com a comunidade, Patricia desenvolveu tratamentos para catarata e conquistou o cargo de primeira professora de oftalmologia na Universidade da Califórnia.

Victória Rossetti 

Victória era natural de Santa Cruz das Palmeiras, interior de São Paulo. Em 1939, foi a primeira mulher a se formar em agronomia em todo o estado, e segunda em todo Brasil.

Ela atuou como pesquisadora no Instituto Biológico do Estado de São Paulo e se tornou referência internacional em doenças em plantas cítricas.

Além disso, também atuou no cargo de diretora da Divisão de Patologia Vegetal no instituto paulista por mais de duas décadas.

Katie Bouman

Katie é conhecida como a cientista que ajudou a criar os algorítimos capazes de combinar dados telescópios, que permitiram capturar a primeira foto real de um buraco negro.

Ela é engenheira formada pela Event Horizon Telescope, professora assistente no Instituto de Tecnologia da Califórnia e teve a sua descoberta comparada à pesquisa de Margareth Hamilton, que possibilitou que a missão Apollo 11 fosse um sucesso.

Márcia Barbosa

Doutora em Física, diretora da Academia Brasileira de Ciências e membro da Academia Mundial de Ciências, Márcia é considerada pela ONU como uma das principais cientistas do mundo.

Professora na UFRS, ela já desenvolveu trabalhos nas áreas das propriedades da água, que ajudam na compreensão de terremotos, por exemplo, e análise de estruturas complexas da água.

Em 2013, Marcia levou o prêmio L’Oreal-UNESCO para Mulheres na Ciência.

Annie Easley

Matemática e cientista da computação, Annie atuou, de forma ativa, nos projetos da NASA quando a agência ainda se chamava NACA.

Seu trabalho envolveu o desenvolvimento e a implementação de códigos de computador que analisavam tecnologias alternativas de energia.

Além disso, Annie liderou a equipe que desenvolveu o software de estágio do foguete Centaur e ajudou a identificar sistemas de conversão de energia e problemas energéticos.

Margaret Hamilton

Aos 25 anos, Margaret Hamilton liderou a equipe do MIT, Instituto de Tecnologia de Massachusetts, no desenvolvimento do software utilizado na missão Apollo 11.

Isso mesmo, aquela missão da NASA que levou o homem à lua! Não sei se vocês já ouviram essa história…

O sistema desenvolvido pela cientista foi usado pelos astronautas no módulo de comando e também no módulo lunar, para navegar e controlar a nave.

Boatos que, três minutos antes da Apollo 11 pousar na Lua, o sistema de voo da nave comunicou que o software estava sobrecarregado e não seria capaz de completar todas as tarefas.

Entretanto, a cientista havia previsto essa situação. Ela já tinha programado para que o computador pudesse priorizar as tarefas mais importantes caso algo acontecesse.

Mesmo após a Apollo 11, o código escrito por Margareth foi usado em outras missões, como no programa do ônibus espacial. Uma curiosidade, é que o nome Engenharia de Software foi criado por ela 😉

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
1 Comentário
Anterior
Próximo Mais Votado
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Raquel Barros
Raquel Barros
3 anos atrás

Muito Legal Elis

Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

1
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x