Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

5 livros sobre sustentabilidade para você praticar um futuro sustentável

O mês de setembro é marcado pela celebração da Agenda 2030, um acordo que e se consiste, basicamente, nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Nesse acordo, além dos ODS, também temos 169 metas focadas em erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.

Baseados no ODS#4, que diz respeito a Educação de qualidade e em parceria com a Biblioteca Facens, separamos uma lista de 5 livros para você também ser parte da mudança!

Conheça um pouco mais sobre o universo da sustentabilidade a partir de ótimos relatos e como você pode contribuir para um futuro sustentável:

Planeta Terra em perigo, Elizabeth Kolbert

Em Planeta Terra em perigo, a jornalista Elizabeth Kolbert, apresenta a dura realidade sobre o que realmente está acontecendo com o ambiente global.

Ela viajou para diferentes lugares do mundo, como Ártico, Inglaterra, Holanda, Islândia, Porto Rico, Groelândia, entre outros, para compor, em cada capítulo do livro.

Nessa jornada, ela relata a visão dos cientistas e de pessoas que já estão sendo afetadas pelas mudanças climáticas.

Muito além da economia verde, Ricardo Abramovay

Ricardo Abramovay leva o leitor a algumas reflexões muito pertinentes para a nossa atualidade, na obra Muito além da economia verde.

Vai dar tempo de fazer menos? É possível um capitalismo capaz de levar o mundo em conta?

Entenda como o desenvolvimento sustentável no mundo contemporâneo e, o nível de desigualdade das sociedades e seu atual ritmo de crescimento, impactam na economia verde, que pode não conseguir compatibilizar seu tamanho com os limites dos ecossistemas.

O banqueiro dos pobres, Muhammad Yunus

Yunus tinha um sonho: criar um banco para emprestar dinheiro aos pobres, destinado a oferecer um amplo serviço de microcrédito para a população carente do seu país.

Em O banqueiro dos pobres, conhecemos a historia de Muhammad Yunus, que fundou o Banco Grameen, em Bangladesh.

O sucesso do banco foi tão grande que logo se expandiu para o mundo inteiro, tonando-se não só uma operação viável, do ponto de vista financeiro, como um forte aliado no combate à pobreza.

A política da mudança climatica, Anthony Giddens

Nós sabemos que as mudanças climáticas podem ter grandes consequências catastróficas para o planeta. Então, por que não tomamos medidas imediatas?

Em A política da mudança climática, o autor Anthony Giddens, um pensador social, faz uma análise sobre o tema, tratando a mudança climática como uma questão política, defendendo que toda decisão deve observar o contexto econômico e geopolítico mundial.

O bom negócio da sustentabilidade, Fernando Almeida

O engenheiro ambientalista e presidente-executivo do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds), Fernando Almeida, descreve cenários futuros para uma sociedade que não adota políticas de sustentabilidade em O bom negócio da sustentabilidade.

O autor parte da premissa de que ‘não existem bons negócios em sociedades falidas’, e propõe alternativas para este problema mundial.

Se você tem alguma outra sugestão de livros que falem sobre sustentabilidade, deixe nos comentários! Vamos compartilhar nossos conhecimentos e, juntos, fazer a diferença!

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x