Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Você conhece as principais formas de entrada para a universidade?

Além das infinitas opções de cursos, os processos de seleção para a jornada acadêmica também podem variar bastante, de instituição para instituição.

Prova de Bolsas, nota do ENEM ou histórico escolar do ensino médio são algumas das opções.

Confira aqui as principais formas de ingresso adotadas pelas Instituições de Ensino do país:

ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) acontece anualmente e é destinada aos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio.

A prova acontece em dois dias, organizadas por áreas do conhecimento: ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza, linguagem, matemática e redação.

Nem todas as faculdades do país adotam o ENEM como uma forma de entrada. Por outro lado, um grande número de instituições considera o ENEM uma boa alternativa de seleção.

Além disso, a nota do ENEM também pode ser utilizada no PROUNI, que concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas.

Vestibular

O processo mais tradicional e, talvez, o mais conhecido, é o Vestibular. Muitas Instituições de ensino adotam esse sistema como porta de entrada para os estudantes.

Basicamente, a instituição define uma data para a prova, os candidatos se inscrevem pagando uma taxa ou não, e realizam o teste que avalia o conhecimento do aluno.

Normalmente, o conteúdo dessas provas são temas vistos durante o ensino médio e atualidades.

Em algumas faculdades, é possível utilizar a nota do ENEM + o resultado obtido no Vestibular. Vale a pena checar todas as possibilidades.

Concurso de Bolsas

Junto com os tradicionais Vestibulares, as Instituições de Ensino Superior Particulares também realizam os Concursos de Bolsa.

Aqui, o candidato concorre a bolsas para o curso, a partir do bom desempenho no Vestibular. Essa bolsa pode ser renovada semestralmente, de acordo com as médias do aluno.

Anualmente, a Facens realiza o seu Vestibular+Concurso de Bolsas, com oportunidade de Bolsas de até 100% e Bolsas Internacionais.

Avaliação seriada

Já ouviu falar em avaliação seriada? Ela também é uma forma de entrar em uma faculdade. Geralmente, ela é usada em conjunto a outras formas de avaliar o candidato.

Basicamente, a avaliação seriada acontece através do histórico escolar do candidato, somando as notas de todas as matérias durante o período de Ensino Médio.

As opções sempre são muitas! Vale a pena você checar quais delas a faculdade que você escolheu utiliza e se preparar para elas.

Lembre-se também que para escolher a melhor opção você deve analisar a sua situação no momento, avaliar todos os prós e contras e depois, partir para essa nova jornada! 🙂

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x