Por DRI Facens
O Carnaval é a maior festa do Brasil e uma das principais referências do país no exterior, seja pelos desfiles de escola de samba, blocos de rua, muito glitter e fantasias.
Porém, sua origem é mais global do que se imagina e foi influenciada por diversas culturas até chegar em solo brasileiro.
Origem da festa
A origem do carnaval não é clara e mesmo entre os historiadores não há um consenso.
Alguns acreditam que a tradição desta festa popular se inicia ainda na Antiguidade, onde eram realizadas festas aos deuses, na qual escravos e serviçais poderiam comemorar junto a seus senhores.
Na Babilônia, por exemplo, se realizava a comemoração da Saceias onde se permitia que um preso assumisse o papel do rei por alguns dias e ao final da comemoração, ele era sentenciado a morte.
Contudo, a principal linha teórica de origem desta festa com vemos atualmente é associada ao cristianismo com sua consolidação durante a Idade Média.
Como as festas eram vistas como um excesso pela igreja católica, foi estabelecida a Quaresma, período de 40 dias que antecede a Semana Santa dedicado ao jejum e orações.
Carnaval Brasileiro
O Carnaval só chegou às terras brasileiras entre os séculos XVI e XVII por meios dos colonizadores portugueses e trouxe consigo elementos do carnaval europeu, como as danças e as fantasias. Segundo dados históricos, o primeiro baile no país ocorreu em 1840, no Rio de Janeiro.
Uma herança que temos até hoje que o Carnaval permanece com uma data não fixa no calendário, sendo definida somente após a determinação do dia de Páscoa.
O Carnaval pelo Mundo
Nova Orleans, Estados Unidos – Mardi Gras
Esta festa celebrada na cidade de Nova Orleans, Estados Unidos, ocorre no mesmo período do carnaval brasileiro e compartilham várias similaridades como os desfiles e as festas de rua.
Assim como no Brasil, as datas do Mardi Gras se baseiam no calendário cristão e esse vínculo aparece até mesmo no nome da festa.
A palavra Mardi Gras significa “terça-feira gorda”, uma referência direta à quarta-feira de cinzas quando se inicia a Quaresma na Igreja Católica.
Veneza, Itália – Carnaval de Veneza
Muito conhecido por seus belos bailes e icônicas máscaras ornamentadas, a festa italiana acontece na Piazza San Marco e dura 10 dias, diferentemente do Brasil.
Uma das principais características da festa, e que atrai turistas de todo o mundo, é a possibilidade de voltar no tempo por meio das fantasias baseadas na nobreza do século XVII e XVIII.
Fato é que em época de carnaval o que vale para o mundo todo é se divertir! E você, como gosta de passar o carnaval?
Para mais conteúdo como este, oportunidades internacionais e curiosidades culturais, siga o DRI Facens no Instagram: @dri_facens.