Por Eliane da Rocha – Biblioteca Facens
A oficina, Linhas e Livros, uma inciativa da Biblioteca Facens, com o apoio do LIS, pudemos nos instruir na arte de tricotar (alguns pontos tortuosos, outros firmes…).
Visando contribuir com o ODS 3 (Saúde e Bem estar), na tarefa simples, sentar e conversar, aprendemos a valorizar o trabalho artesanal/manual, a trocar histórias e experiências e, sobretudo, a se conectar com o outro com uma escuta ativa e atenciosa.
Os cachecóis que fizemos aquecerão algumas pessoas neste frio; frio esse tão necessário quanto a primavera, o verão e o outono.
“Dê-me uma meada de lã e eu teço um agasalho.
Dê-me uma palavra e eu formulo uma frase.
Dê-me uma frase e eu escrevo um texto.
Dê-me um texto e eu componho um livro”. (IMA)
Em todas as oficinas indicamos um vídeo, um livro e/ou blog que trata ou se relaciona com o tema tricô; uma das dicas foi a animação “O último tricô”.
Usamos o vídeo para dialogar com a gestão do tempo, qualidade x quantidade, em como é necessário revermos nossa dedicação x escolhas.
E, para fazermos a doação dos cachecóis, aproveitamos a ação social da Facens, Doa Sorocaba, em parceria com a OAB, e convidamos a profª da oficina – Michele e os aprendizes da arte de tricotar – Deise (Portaria), Carla, Rafael e Rodrigo (biblioteca), Tatiana (RH) e Eliane (biblioteca) para a entrega.
A solidariedade é uma palavra bonita para um gesto muito importante: salvar vidas.