No último dia 23 de junho, foi inaugurado na Facens o primeiro Centro de Inovação e Capacitação da Trina no Brasil. O projeto tem como parceria o Instituto de Pesquisa Facens (IP Facens), e o apoio da coordenação do curso de Engenharia Elétrica e o Comitê de Sustentabilidade do Centro Universitário Facens.
O espaço representa uma ponte concreta entre academia e indústria, voltada à realização de pesquisas aplicadas, treinamentos técnicos e visitas para estudantes, clientes e profissionais do mercado. A iniciativa também contempla a instalação de um sistema fotovoltaico com três linhas de trackers Vanguard 1P e 30 módulos NEG19RC.20, com geração estimada de 35,655 MWh/ano.
Com o compromisso de fortalecer a profissionalização do setor fotovoltaico, a Trinasolar oferecerá cursos técnicos presenciais voltados a instaladores, integradores, EPCistas, desenvolvedores e engenheiros. O objetivo é desenvolver profissionais para os desafios reais do campo com conteúdo prático, certificação reconhecida e acesso a tecnologias de ponta.
Álvaro García-Maltrás, Presidente da Trinasolar na América Latina e Caribe, afirma que a inauguração reforça o compromisso mais amplo da Trinasolar em apoiar a transição energética global por meio de parcerias locais.
Podemos demonstrar o desempenho de nossas soluções mais avançadas, ao mesmo tempo em que colaboramos com instituições líderes pesquisa como a Facens”.
A parceria também marca o nascimento de um verdadeiro centro de pesquisa e desenvolvimento em energia solar no Brasil, um ambiente onde o conhecimento acadêmico se conecta à expertise da Trinasolar para impulsionar soluções inovadoras em engenharia e tecnologia solar.
Essa colaboração amplia nossa capacidade de geração de energia renovável, fortalece nosso compromisso com a sustentabilidade e promove a formação da nova geração de líderes do setor”
afirma Patrícia Klahr, reitora do Centro Universitário Facens.
Para o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Heverton Bacca, a iniciativa trará benefícios diretos ao desenvolvimento dos alunos.
Os estudantes poderão vivenciar o contato com módulos e trackers, além de desenvolver experimentos com base em dados reais coletados diretamente dos produtos expostos, aplicando o aprendizado em contextos práticos”.
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