O Prof. Christian Tirelli, diretor de Educação Continuada do Centro Universitário Facens, representou a instituição no XXX Encuentro Internacional RECLA, realizado entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro de 2025, em Bogotá, na Colômbia, com atividades na Universidad de La Sabana e na Universidad de los Andes.
Integrante da RECLA (Red de Educación Continua de Latinoamérica y Europa – com mais de 120 instituições de 21 países), a Facens foi uma das poucas representantes brasileiras no evento.
Foram quatro dias de imersão profunda nas tendências mais disruptivas da educação superior. Entre visitas a laboratórios com tecnologias como impressão 3D e realidade virtual, conferências internacionais, painéis de alto nível e oficinas práticas, uma mensagem ficou clara: a educação precisa evoluir com urgência para atender às demandas de um mundo em transformação acelerada.“
– afirma o professor.
Segundo Tirelli, alguns pontos que se destacaram:
- A importância das microcredenciais como caminho para o upskilling e reskilling, especialmente diante de um cenário onde quase 40% das habilidades atuais deixarão de ser relevantes nos próximos 5 anos.
- A urgência de migrarmos de modelos educacionais rígidos para ecossistemas de aprendizagem flexíveis, personalizados e modulares, guiados pelo conceito do “currículo dos 60 anos“.
- A inteligência aumentada como parceira estratégica das universidades — não para substituir o humano, mas para ampliar sua capacidade criativa, produtiva e analítica.
Mais do que um evento, esse encontro foi um chamado à ação. A transformação da educação continuada não é apenas uma tendência, é uma necessidade inadiável.
Agradeço à RECLA e às instituições anfitriãs pela organização impecável e pelo espaço de troca, aprendizado e inspiração. Aqui na Facens seguimos firmes na missão de construir modelos de aprendizagem mais relevantes, inclusivos e adaptados à era digital.”






Deixe um Comentário