Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

TecnoFacens: realidade virtual e gamificação mostram o vasto campo de atuação na tecnologia

Inovação e tecnologia são duas palavras que representam bem o DNA do Centro Universitário Facens.

Por aqui, existem segmentos voltados para os diversos tipos de tecnologia, um exemplo é o LIGA (Laboratório de Inovação de Games e Aplicativos), setor que desenvolve soluções para os cursos e setores dentro da Facens, mas também para clientes externos, incluindo empresas multinacionais. 

O LIGA também está participando da terceira edição da TecnoFacens, que acontece até esta sexta-feira, 6 de novembro.

O evento reúne alunos e o público externo para falar sobre tecnologia e os projetos desenvolvidos dentro da faculdade – neste ano, está ocorrendo de forma online, devido o distanciamento social. 

Entre esses estandes online, o LIGA participa com demonstrações de como a realidade virtual pode ajudar as empresas a inovarem em seus produtos e serviços e também em soluções sobre como contribuir com o público interno, através de gamificação e aplicativos que ajudam na praticidade do dia-a-dia.

De acordo com João Paulo Nicola Peranovich, responsável pelo setor de marketing do LIGA, esses games e aplicativos que participam da TecnoFacens foram desenvolvidos por alunos dos cursos da área de tecnologia da Facens, que participam de uma competição de jogos.

Os games que se destacarem vão para a segunda fase da competição e passam por uma banca de avaliação da equipe da Facens. Os vencedores ganham prêmios exclusivos.

João Paulo explica que essa competição faz com que os alunos se empenhem para desenvolver projetos com excelência e com cada vez mais recursos tecnológicos. “Hoje temos ex-alunos que se destacam em níveis nacional e internacional trabalhando com o desenvolvimento de jogos e aplicativos”, destaca.

Além da realidade virtual

João Paulo afirma que as empresas que optam por desenvolver projetos de gamificação são beneficiadas não só pela tecnologia da realidade virtual, mas também com a economia de tempo e até de dinheiro, pois demanda menos recursos financeiros, representando um menor custo com o tempo. “Um exemplo disso são os treinamentos dentro dos departamentos. Isso pode ser realizado através de jogos 100% online, demandando menos recursos humanos”, salienta.

Cases

O Coordenador do LIGA, Wilson Wilson Marcondes de Oliveira Júnior, explica que o LIGA tem um grande destaque entre os alunos da Facens, pois mostra que é possível ter a gamificação como profissão e ter oportunidades no mundo todo. “Com esses cases apresentados pelos estudantes, podemos mostrar para todo o público que não há segredos nos jogos virtuais, mas sim é preciso ter dedicação em todas as etapas”, conclui.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x