Por The News
Objeto de desejo. Muito antes de você experimentar um café da Starbucks, é provável que tenha ficado com vontade de ir à loja só para desfilar por aí com um de seus copos.
Esses objetos descartáveis são uma das maiores propagandas da Starbucks e conseguiram criar símbolos instantaneamente reconhecíveis da cafeteria — além de serem altamente compartilhados no Instagram.
Porém, nem tudo é perfeito… Nas palavras do diretor de sustentabilidade da marca, o copo da Starbucks é onipresente, mas também é um símbolo de uma sociedade descartável.
O icônico recipiente da bebida da marca está nas mãos dos apressados tomando café nas ruas, mas também acaba marcando presença nos aterros sanitários e cursos d’água.
Pensando nisso…????Até 2025, a empresa quer que todos os clientes possam usar sua própria caneca ou uma reutilizável do Starbucks.
A solução não está em simplesmente eliminar os copos descartáveis, mas sim torná-los menos atraentes — um exemplo seria incentivos de 10 a 50 centavos para quem levasse sua própria caneca.
É o dilema de perder no curto prazo, apostando no longo. Com a iniciativa, a Starbucks pode conquistar clientes que se preocupam com a sustentabilidade — principalmente da Geração Z —, mas abre mão de uma baita publi orgânica.