Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Robôs policiais vigiam cidadãos em Singapura

Por The News

Fumou em área proibida, mas ninguém ficou sabendo? Se você mora em Singapura, no sudeste asiático, cuidado: um robô-patrulha pode estar de olho em você.

Apelidado de Xavier, o robô é a mais recente arma incorporada ao arsenal de tecnologia de vigilância da cidade, onde a população é rigidamente controlada.

Como funciona: As máquinas são dotadas de sete câmeras e alertam a população quando detectam “comportamentos sociais indesejáveis”. Por enquanto, ainda estão em fase de teste.

Quais comportamentos são esses, dênius? Fumar em áreas proibidas, estacionar bicicletas indevidamente, violar as regras de distanciamento social e até restrições às gomas de mascar — jogou chiclete na rua, pagou mil dólares de multa.

Singapura se tornou um exemplo mundial de vigilância, com várias ferramentas para rastrear seus habitantes: de câmeras de segurança até postes de luz com tecnologia de reconhecimento facial.

Mas nem tudo são flores… ????

Enquanto as autoridades defendem uma visão de “nação inteligente”, os ativistas dizem que a privacidade está sendo sacrificada e as pessoas têm pouco controle sobre o que acontece com seus dados.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x