Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Renda fixa ou renda variável: pode onde começar a investir?

Saber qual tipo de investimento fazer, por vezes pode parecer complicado, mas nós do Facens Finance queremos esclarecer alguns conceitos e explicar de vez para você, qual a diferença entre a renda fixa e a renda variável.

Vamos começar?! Anota tudo aí!

Renda Fixa

Assim como o próprio nome sugere é algo fixo, um retorno previsível. Esse tipo de investimento funciona como um empréstimo do seu dinheiro para o emissor, como bancos, empresas e o governo, estabelecendo no ato da compra uma taxa de rentabilidade, por exemplo, 100% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário) ou 7% ano.

Com isso, a renda fixa torna-se um investimento que contém muita segurança. Caso acontece algo no mercado, o retorno sobre seu valor aplicado deverá ser o mesmo conforme combinado. Portanto, para o investidor, o mais atrativo da renda fixa é o fato de ter uma segurança elevada.

Conheça alguns exemplos de Renda Fixa:

Tesouro Selic: O Tesouro Selic é um título público do governo cuja rentabilidade está atrelada à taxa básica de juros da economia, a taxa Selic.

Tesouro IPCA: O Tesouro IPCA é um ativo de renda fixa. A sua rentabilidade está atrelada ao principal índice de inflação no Brasil, o IPCA.

Tesouro Pré Fixado: O Tesouro Direto prefixado é um título com taxas de juros fixadas no momento da contratação.

CDB: É um título de renda fixa emitido por bancos para captar dinheiro e financiar suas atividades.

LCA e LCI: Esse título foi criado pelo Governo Federal para conseguir obter recursos para o crédito imobiliário (LCI) e para o crédito agrícola (LCA)

Debêntures: Uma Debênture é um título de dívida emitido por empresas que oferecem direito de crédito ao investidor

Renda Variável

Renda Variável, assim como o próprio nome sugere e diferente de sua irmã renda fixa, é algo que não está definido no ato da compra.

Esse investimento consiste em você comprar partes de um negócio, como o mais famoso deles, ações de uma empresa ou empreendimentos imobiliários (tornando-se acionista da empresa, com o direito de receber dividendos).

A variação do investimento está atrelada as cotações que diariamente são feitas a respeito das expectativas do mercado interno, externo e área de atuação.

O que mais chama atenção na renda variável é a sua rentabilidade não ter limites pré-definidos, o seu lucro está em função   do desempenho do ativo na qual você adquiriu.

Conheça alguns exemplos de Renda Fixa:

Ações: Ação é a menor parcela do capital social das companhias ou sociedades anônimas.

Fundos de Investimentos Imobiliários: Fundo de investimento imobiliário é uma comunhão de recursos destinados à aplicação em empreendimentos imobiliários.

Opções (Derivativos): As opções são contratos onde se negocia o direito, por um determinado período, de comprar ou vender um lote de ações por um preço fixado, o preço de exercício ou strike.

Fundos de Ações: No fundo de ações, é o gestor quem decide quais ações comprar e vender com os recursos dos cotistas.

BM&F: A Bolsa de Mercadorias e Futuros é um mercado de derivativos no qual é possível investir dinheiro em ativos, como uma taxa de juros, commodity (soja, café, boi gordo, milho etc.), moeda (como o dólar), entre outros.

O ideal e aconselhável é ter uma carteira de investimento diversificada, juntando o melhor dos dois mundos, a segurança da renda fixa e a rentabilidade da renda variável.

Para acompanhar e tirar todas as suas dúvidas sobre todo esse mundo do mercado financeiro, acompanhe o Instagram do Facens Finance: @Facens_finance! ?

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x