Segundo o Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), apenas 4% de todo o lixo produzido no Brasil é reciclado.
Essa informação levanta uma questão importante: será que isso representa a falta de conhecimento ou de atitude? Vamos aos fatos:
Segundo uma matéria publicada pelo portal Recicla Sampa, os dados do último Diagnóstico de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos do Brasil mostram que o país gera mais de 80 milhões de toneladas de lixo todos os anos.
A cidade de São Paulo é líder na geração de resíduos sólidos. Cada cidadão gera em torno de meia tonelada de lixo por ano, 40% de todo esse lixo é descartado incorretamente e menos de 10% é reciclado.
Ainda segundo uma pesquisa do Ibope e parceria com a Abrelpe, mais de 70% dos brasileiros não separam o lixo em comum e reciclável.
São números consideráveis, que nos levam a pensar que talvez a informação não esteja chegando até as pessoas. Mas não é bem assim…
Segundo a mesma matéria, 77% dos brasileiros sabem que boa parte dos resíduos sólidos pode ser reaproveitada, mas mesmo assim ainda descartam esses materiais de forma inadequada.
Isso mostra que, embora a informação esteja disponível, a prática do descarte correto ainda precisa ser reforçada e a mudança de hábito precisa acontecer.
Um trabalho contínuo!
O problema com a separação de os resíduos sólidos é uma preocupação em todas as esferas: nas casas, nas escolas, universidades e empresas, e a solução pode ser encontrada não só no compartilhamento de informações, mas também no incentivo da mudança de atitude.
A Facens está comprometida com a sustentabilidade e empenhada em promover uma mudança de postura entre nossos alunos e colaboradores, buscando transformar paradigmas culturais, enfatizando a importância da inovação e do comprometimento em separar, recusar e reciclar.
Algumas ações implementadas no Campus já nos mostram resultados positivos nos últimos anos, como a substituição de copos e canudos de plástico por copos e canudos de papel, além da distribuição de canecas e squeezes para alunos e colaboradores, e, é claro, cada um fazer a sua parte!
Desde 2020, deixamos de consumir, por mês, mais de:
- 4000 unidades de copos plásticos;
- 400 garrafas plásticas;
- 1670 canudos plásticos.
A partir de 2024, todas as salas de aula da Facens, e o auditório, contam com lixeiras especificas para o descarte de resíduos orgânicos e recicláveis.
Esses resultados e esforços para mudança de comportamento reforçam o compromisso da Facens em criar um campus cada vez mais sustentável e inteligente. Para continuar essa jornada, é essencial que vocês também nos ajudem.
Busque descartar os resíduos nos locais corretos, repense seus hábitos de consumo e sempre tenha em mente que não é só uma questão que atinge nossa geração, representa o legado que queremos deixar para o futuro.
Facens rumo ao Lixo Zero!
Segundo a organização sem fins lucrativos Instituto Lixo Zero, um grupo formado por 83 empresas foi responsável por dar destinação correta a 83,62 milhões de toneladas de resíduos em 2023, evitando que sejam enviados a aterros ou incinerados.
A Facens acredita que também pode ser parte dessa mudança e por isso trabalha constantemente para melhorar os seus processos de descarte, além do compartilhamento de informação para mudança de comportamento e cultura da comunidade.
Por isso, você, aluno, colaborador, professor e toda comunidade Facens: contribua com essa missão e nos ajude a alcançar a nossa meta: descartar corretamente até ou mais 90% do lixo produzido no Campus.
Essa missão é minha, é sua, é nossa. Vamos juntos, Facens rumo ao Lixo Zero!
Para saber mais sobre outras ações de Sustentabilidade, acesse o site do Comitê de Sustentabilidade Facens.