Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Projeto Floretas Inteligentes chega ao fim com vencedor

No dia 27 de outubro, o projeto “Florestas Inteligentes 2023” chegou à sua etapa final, onde a equipe vencedora foi a equipe “Nativa 10”.

O projeto, que acontece pelo segundo ano, reúne 3 instituições de ensino, CESUPA (PA), FACENS (SP) e UNDB (MA), com o objetivo de desenvolver soluções inteligentes de alto impacto sustentável para comunidades florestais. Os projetos desenvolvidos esse ano pelos alunos foram implementados na Ilha de Cotijuba, no Pará, juntamente ao Movimento de Mulheres das Ilhas Belém (MMIB) e, em Tapiraí, em São Paulo, conjuntamente com a Associação de Agricultores Rurais, eles são implementados com a intenção de potencializar as atividades econômicas que cada uma dessas organizações realiza em seus territórios. 3 equipes chegaram à final, de um total de 16 que participaram do processo como um todo.

O projeto “Florestas Inteligentes” é realizado de forma interinstitucional e seu principal objetivo é de criar soluções inteligentes para melhorar a qualidade de vida de comunidades e das suas interações com a floresta, além de apresentar para os alunos participantes uma nova visão da relação com humano e floresta.

No projeto, os alunos participam de imersões, mentorias e experiências para que consigam pensar, prototipar e implementar as soluções nas comunidades, em uma trilha gamificada.

Em sua primeira edição, realizada em 2022, o desafio era formular soluções inovadoras para uma comunidade ribeirinha da Amazônia, enfrentando o problema da escassez de água potável, uma questão crucial que afeta diretamente a vida e a saúde de todas as pessoas.

Agora, na edição de 2023, o projeto “Florestas Inteligentes” mudou o foco dos seus estudos, direcionando sua atenção para a promoção da bioeconomia nas cadeias produtivas locais, situadas na Floresta Amazônica, no Pará, e na Mata Atlântica, em São Paulo. A chave para essa transformação são soluções inovadoras, que visam aprimorar a produtividade, agregar valor aos produtos, elevar a qualidade e garantir a sustentabilidade da produção local.

Nessa edição, o projeto conta com o apoio de grandes empresas que entendem a relevância de projetos como esse e participam ativamente: Reservas Votorantim, Prysmian Group e Toyota, como Patrocinadores Master, e a Alcoa, como Patrocinador Mantenedor.

Essa iniciativa não apenas aborda questões das comunidades florestais, mas também abre novas portas para a pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico, promovendo uma visão mais equilibrada e sustentável das relações entre a humanidade e o meio ambiente. O “Florestas Inteligentes” é uma jornada emocionante rumo a um futuro em que a coexistência harmoniosa entre seres humanos e florestas é não apenas possível, mas também altamente benéfica para todos.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x