Em novembro de 2020, a Docomomo Brasil, Instituição criada com o objetivo de promover uma rede brasileira aberta a todos aqueles interessados na preservação da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo modernos, realizou o 7° Seminário Docomomo SP.
O evento e a Instituição são reconhecidos internacionalmente e fazem parte de um movimento que realiza inventários, campanhas de preservação e divulgação de obras de arquitetura, urbanismo, paisagismo, engenharia e artes em geral do Movimento Moderno no Brasil, bem como pedidos de tombamento.
Como parte da programação da 7° edição do Seminário, os professores da Facens Me. João Luís Bengla Mestre e Dra. Taiana Car Vidotto organizaram uma oficina junto a programação do seminário com o título “Roteiro de Reconhecimento e Distinção do Patrimônio Moderno da Cidade de Sorocaba”.
Junto com os participantes, a oficina percorreu através do Google Maps o bairro Santa Terezinha, identificando 31 edificações cujos elementos podem ser reconhecidos como pertencentes à linguagem da arquitetura moderna.
Participaram da oficina alguns alunos do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Facens e tivemos também a participação de um arquiteto de Anápolis, Goiás.
Os resultados obtidos na oficina serão objeto de pesquisa de iniciação científica já em desenvolvimento pelo aluno do 6°semestre, Gustavo César Dias.