Estamos em 2022 e os assuntos mais comentados por todos os setores giram em torno de 5G, Inteligência Artificial, Metaverso, Indústria 4.0, Business Intelligence e Big Data, Cidades Inteligentes, Ciência de dados, Realidade Virtual, entre outras inovações e integrações tecnológicas.
Embora muitos destes temas já sejam palpáveis, outros ainda têm um importante caminho a ser percorrido até a aplicabilidade. Isso acontece, não apenas porque muito ainda depende da implementação real e irrestrita do 5G, mas também por falta de profissionais especializados.
Segundo Luciano Freire, Pró-reitor do da Facens, grandes empresas e os principais governos do mundo estão empenhados no desenvolvimento de novos sistemas e tecnologias, com o objetivo de integrar e facilitar a vida dos cidadãos, assim como reduzir custos e ampliar receitas.
Contudo, Freire explica que este processo não acontece do dia para a noite e que há falta de mão de obra especializada no mercado, o que gera ainda mais demora na concepção e realização destas mudanças.
“Quando falamos de Cidades Inteligentes, por exemplo, algo almejado por grandes metrópoles globais e outras cidades com pensamento vanguardista, precisamos considerar que estão envolvidas inúmeras especialidades, como Business Intelligence e Big Data, Ciência de dados, Inteligência Artificial, entre outras. Além disso, há o papel fundamental da implementação do 5G para a efetivação destes projetos. Tudo isso necessita de especialistas nestas e em outras áreas, algo ainda muito escasso. Por isso, é preciso incentivar e propagar a necessidade de formação de mais profissionais do futuro, porque o futuro já chegou”
explica Regiane Relva Romano, Diretora do Smart Lab Facens.
Inserir-se nesta seara é algo possível para todos os profissionais que têm vontade. Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso fazer um novo curso superior para se especializar ou migrar de carreira.
Atualmente, há diversas opções de pós-graduação que proporcionam conhecimento e certificação suficientes para que esta transição seja possível.
“Na Facens nós temos diversos cursos de pós-graduação voltados para essas novas necessidades do mercado. Algo que sempre ressaltamos aos nossos alunos é que, ao focar numa carreira dentro deste universo precursor, eles garantem um nível salarial e de empregabilidade em patamares muito mais elevados do que em outras profissões. O mercado precisa hoje e vai precisar amanhã e depois de amanhã destes profissionais, é um nicho em franca expansão”
destaca o Pró-reitor.