Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Outubro: Mês das comemoração das Letras: Professores, Poetas, Livro e Poesias

Por Eliane da Rocha e Rafael CamargoBiblioteca Facens

Outubro é um mês especial para a Educação! Professores, poetas e poesias… uma data comemorativa se encaixa na outra. Um assunto puxa o outro, muitos dias legais que sempre devem ser lembrados e celebrados.

No dia 15 de outubro, comemora-se o Dia do Professor. Data para homenagear quem faz tanta diferença nas nossas vidas de descobertas desde a tenra idade.

No mundo, esse dia é celebrado no dia 05 de outubro, mas aqui no Brasil, comemoramos, formalmente, no dia 15, desde 1948. A origem desta data é devido a criação, por Dom Pedro I, do ensino elementar no Brasil em 1827 em todos os vilarejos e cidades do país.

Agora, falando em poesia… o poeta, esse ser que nos presenteia com sua arte de interpretar a vida, os sentimentos; às vezes, em poucas linhas dizem tudo ou até mesmo formam imagens com seus poemas, as chamadas poesias concretas ou visuais.

Foi, na casa do pintor Paulo Menotti Del Picchia, que nasce o Dia do Poeta, em 20 de outubro – quando surge o Movimento Poético Nacional

Vemos que tanto no dia dos professores como no dia do poeta, a leitura, a escrita, a troca são o propósito dessas artes. Porque ensinar é uma arte.

Poetas escrevem livros, Professores, assim mesmo, com P em maiúsculo dada a importância que possuem, são substantivos próprios da essência e vontade, usam os livros como uma das principais ferramentas de trabalho.  

E, ainda, no mesmo mês de outubro, dia 29, também se comemora o Dia da Biblioteca Nacional do Brasil e o Dia Nacional do Livro, essa que é uma das grandes invenções da humanidade e que foi, por muitos séculos, o principal meio de transmitir conhecimento, desde as tabletas de argila, papiro, pergaminho, códice até os dias atuais com os livros digitais que você tem acesso do sofá da sua casa, num clique.

Finalizando o mês está, dia 31 é o Dia Nacional da Poesia. Na Antiguidade, a poesia era cantada e acompanhada pela lira e por isso é classificada como pertencente ao gênero lírico da literatura.

A data foi alterada de 14 de março (homenageava Castro Alves) para o dia 31 de outubro para galardoar o poeta Carlos Drummond de Andrade.

E, com essa marcação no tempo, parabenizamos as poetisas e os poetas brasileiros que nos trazem tantas brincadeiras com a linguagem, sentido e comunicação. Poesia educa e liberta!

#FicaADica!

Dicas de livros

Poemas antológicos, Solano Trindade: Sua trajetória foi marcada pela valorização da estética negra e da difusão da cultura afro-brasileira e deixou marcas na história cultural do país. Considerado nosso ‘poeta negro’, foi exemplo de força. Esta coletânea apresenta esse poeta e celebra sua obra.

Poesias Completas, Castro Alves: Esta obra reúne as mais belas poesias do autor baiano. Sempre envolvido em assuntos tão vivos ainda hoje como o da escravidão e liberdade humana Castro Alves era dono de palavras que movem o mundo o poder dramático de seu verbo comandava até os mortos.

Água Viva, Clarice Lispector: Além de escritora Clarice foi professora particular de português e adorava escrever poemas. O livro ´’Água Viva” foi definido como “um denso e fluente poema em prosa”. Nele, é aclamada, amaldiçoada, reprimida e expandida a vida. Clarice, com seu modo peculiar de escrita, cunha novos sentidos semânticos para verbos.

Dica de filme

E vai também uma dica de filme que narra bem a determinação dos nossos professores espalhados pelo mundo!

Nenhuma a menos. Dir. Yimou Zhang: Quando o professor da escola primária de uma pequena aldeia rural em Shuiquan tem que se afastar do trabalho por um mês, a única pessoa que pode substituí-lo é Wei, uma tímida jovem de 13 anos sem experiência alguma na arte de lecionar.

Ela recebe a restrita ordem de que deve manter todos os alunos na escola e não deixar nenhum partir. Teimosa, ela fará de tudo para cumprir o plano. Tarefa mais difícil do que parece… um de seus alunos, o pequeno Zhang, é obrigado a deixar a aldeia e ir para cidade a fim de arrumar um trabalho. Ela se vê determinada a ir atrás de seu aluno perdido e não vai desistir até trazê-lo de volta.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x