O arroz é o cereal mais consumido do mundo todo e agora tem sua cadeia de produção alterada por conta das mudanças climáticas e do novo coronavírus.
Um dado muito interessante, é de que mais de 3,5 bilhões de pessoas têm esse cereal como parte essencial de sua dieta, o que o torna fundamental para a segurança alimentar global e vital para metade da população mundial.
Antes da COVID-19, a grande indústria do arroz já estava enfrentando os impactos das mudanças climáticas. Agora, a pandemia está ameaçando todo o setor, impactando ainda mais vidas e meios de subsistência.
Um exemplo do impacto da pandemia nessa cadeia, são compras com urgência que levaram os países exportadores a impor limites ou proibições às exportações. Ao mesmo tempo, os limites máximos de valor impostos por alguns países levaram à redução do volume de importação.
A ONU Brasil publicou uma matéria detalhando todos os impactos que a cadeia do arroz vem enfrentando por conta da situação adversa que estamos vivenciando. A matéria conta também como os produtores e instituições ligadas a essa produção estão tirando lições valiosas para não sofrermos grandes impactos, como a falta do produto nas messas de quem mais precisa.
Quer ler mais sobre? Acesse aqui a matéria completa.
Você conhece algum outro sistema que foi afetado pela pandemia? Conte para nós nos comentários!