Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os dispostos se atraem! – Construindo uma rede de contatos

“Os dispostos se atraem”! Provavelmente você ouviu essa frase ou algo parecido, em tom de brincadeira, não é?

Nas aulas de física e química, por exemplo, em menção aos átomos e elétrons, a frase “os opostos se atraem” é muito comum!

No entanto, em “os dispostos se atraem” está presente uma noção mais profunda e que vai além das ciências da natureza.

Aqui, observamos o interesse entre as pessoas, e também de instituições, de realizar coisas ou cumprir tarefas de forma colaborativa, trabalhando juntas em prol de um objetivo maior.

Essa é a ideia síntese da noção de networking:

“o contato entre pessoas e entre instituições dispostas a se relacionar com interesses comuns entre si e que podem gerar importantes realizações no presente e no futuro.”

É o que tem acontecido, agora com maior ênfase na Facens.

Com a implementação da Associação Alumni Facens (AAF) e o Escritório de Carreiras da Facens, o “networking” ganhou um espaço institucional e que vai além das relações cotidianas entre alunos e professores.

O que isso significa?

Significa que as redes de contato e relacionamento são impulsionadas pela Facens, desde que haja motivação entre as partes interessadas.

E aqui entramos em um conceito mais fino das redes de relacionamento chamado “networking inteligente” e é nele que a Facens atua com muita propriedade.

O networking inteligente prevê um ganho qualitativo do relacionamento entre as pessoas, isto é, ter um bom relacionamento profissional e que pode gerar ganhos de trabalho e emprego.

Esse tipo de relacionamento não é, necessariamente, aquele de conectar-se com centenas ou milhares de outras pessoas e/ou instituições.

Ele é aquele que nos conectamos com as pessoas e instituições certas, na hora e no local adequados, e a Facens promove isso!

Conheça alguns cases de sucesso!

Querem alguns exemplos?

Recentemente a Alumna Facens (ex-aluna) Larissa dos Santos, formada em Tecnologia de Jogos Digitais em 2019, por meio da reunião semanal promovida pela AAF, conheceu o Escritório de Carreiras Facens.

Em menos de um mês, Larissa conseguiu um estágio na área de atuação numa empresa de Sorocaba.

A Alumna Mayla Bianchini, formada em Engenharia Civil em 2015, apresentou uma curiosidade da Engenharia Civil no programa “Minuto Alumni”.

Em decorrência disso, e de suas habilidades, Mayla chamou atenção de parceiros profissionais interessados nessa competência.

Por outro lado, pessoas interessadas nessas habilidades despertaram o interesse da própria Mayla.

Agora ela pode formatar conexões inteligentes, de pessoas realmente interessadas e com objetivos comuns em prol de potenciais trabalhos futuros.

Outro caso recente é o da Alumna Beatriz de Oliveira, formada em Engenharia Civil em 2018.

Assim como a Larissa, a Beatriz conheceu o Escritório de Carreiras via a reunião semanal da Associação Alumni e indicou a contratação de uma aluna da graduação da Facens para uma vaga disponível na empresa em que trabalha.

A aluna foi aprovada e hoje trabalham juntas <3

Uma conexão que vai além

Entretanto, as conexões inteligentes promovidas pela Facens vão além do esforço da empregabilidade de alunos e Alumni.

Elas atuam também na produção e difusão de conhecimentos de interesse de todos os segmentos da Engenharia por meio de grupos de discussão que conectam gerações.

Alumni formados há 40 anos pela Facens mantem contato com os recém formados, por exemplo, trocando experiências da vida profissional e conformando novas aprendizagens.

A Facens tem se dedicado fortemente a esse networking inteligente e qualitativamente orientado, juntando os interesses com os interessados. Parece óbvio, mas não é!

Quero construir a minha rede inteligente: e agora?

Provavelmente você se deparou com o dilema: como e por onde começar a estabelecer sua rede de contatos? Será que todos os contatos podem gerar um benefício mútuo e rápido?

Esse processo de “tentativa e erro” na busca por potenciais relacionamentos profissionais, por vezes, podem levar muito tempo até se consolidar numa oportunidade real.

A Facens, por meio da Associação Alumni e do Escritório de Carreiras, tem atuado no encurtamento desse caminho.

Selecionamos as melhores oportunidades profissionais para a Comunidade Facens, além de benefícios para Alunos e Alumni (ex-alunos).

Assim, o networking inteligente amplia os horizontes profissionais e facilita os acessos de trabalhos e empregos de fato efetivos, e ter a Facens enquanto instituição que agrupa e anima essas relações, os resultados são potencialmente mais relevantes.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x