No dia 31 de outubro, às 20h, o Centro Universitário Facens, em parceria com a ONG Instituto Empodera, apresenta o projeto Mundos Possíveis – Onde Olhares Se Cruzam, que envolveu alunos do 2º semestre de psicologia da Facens e moradores de diversas comunidades e instituições da região de Sorocaba. O evento, que é gratuito e aberto ao público, acontece na Usina Cultural Facens.
Ao longo de alguns meses, os alunos de psicologia, sob orientação dos profissionais da ONG e da professora Raquel Barros, do Centro Universitário Facens, realizaram visitas técnicas em oito locais, com o objetivo de acolher, dar voz e impulsionar os talentos existentes em regiões de maior vulnerabilidade social. O projeto foi integrado ao calendário acadêmico como uma tarefa inovadora, em que os participantes pudessem vivenciar a psicologia social e comunitária por meio da transformação que teriam com suas descobertas.
“Uma pessoa em situação de vulnerabilidade é aquela que se encontra em condições sociais, culturais, políticas, étnicas, econômicas, educacionais ou de saúde que sejam desfavoráveis em relação as outras pessoas. O fato de existirem indivíduos nessa situação faz com que exista uma desigualdade relevante na sociedade”, comenta Raquel Barros, que também é coordenadora do ENLACE Facens.
As comunidades e instituições visitadas pelos grupos de alunos foram:
- Quilombo Cafundó, Salto de Pirapora (SP);
- Comunidade Canta Sapo, Sorocaba (SP);
- SOS (Serviços de Obras Sociais), Sorocaba (SP);
- Aldeia Gura Pepo, Tapiraí (SP);
- ONG Luar, Sorocaba (SP);
- Bairro Vitória Régia, Sorocaba (SP);
- Comunidade Cafundó, Salto de Pirapora (SP);
- Instituto Kayton, Sorocaba (SP).
Projeto Mundos Possíveis – Onde olhares se cruzam
Dia: 31/10/22
Horário: 20h
Local: Usina Cultural Facens (Rua Padre Madureira – Além Ponte, Sorocaba)
Entrada gratuita