Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Mercado sem fronteiras: como a Dupla Titulação Internacional de graduação pode abrir portas para a carreira

Ter um diploma de graduação é a meta de muitos jovens que buscam crescimento profissional e oportunidades no mercado. Esta titulação permite melhores oportunidades de trabalho e uma carreira de sucesso.

Contudo, com as fronteiras internacionais tendo se tornado cada vez mais virtuais, os cursos de graduação que oferecem Dupla Titulação passaram a ser ainda mais importantes e valorizados.

“O estudante com a Dupla Titulação possui vantagem em um mercado que requer cada vez mais profissionais com visão global para tomadas de decisões multilaterais. Além disso, favorece o desenvolvimento de diversas competências que são estimuladas em um ambiente de ensino com cultura e metodologia diferentes do aplicado no Brasil.”

destaca Rosi Vieira, gerente do Departamento de Relações Internacionais da Facens (DRI Facens).

Ainda de acordo com a coordenadora do DRI Facens, os acordos de Dupla Titulação permitem que o aluno curse um período no exterior em instituições de ensino superior conveniadas com convalidação de créditos nas duas instituições e obtenha o diploma da faculdade de origem e internacional de destino.

Atualmente, a Facens tem o programa de Dupla Titulação ativo com duas instituições internacionais parceiras. “Desde 2019 os estudantes da Facens, nos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção podem obter também o diploma da Universitat de Lleida (UdL – Espanha). Neste ano, firmamos mais um programa de Dupla Titulação, desta vez com o Instituto Politécnico da Guarda (IPG – Portugal) para alunos de Engenharia Civil”, complementa Rosi.

Profissionais com Dupla Titulação, além de saírem na frente na corrida por uma colocação profissional de destaque, também obtêm:

  • Ampliação de conhecimento – determinadas disciplinas podem ser exclusivas da grade curricular internacional. Com isso, os estudantes com dupla titulação tem uma carga horária mais extensa e complexa, que, além de propiciar mais um diferencial, possibilita outras oportunidades no momento de escolher uma área de especialização;
  • Proficiência em outro idioma – estudar em instituições de ensino internacionais proporciona o desenvolvimento da língua local e inglês, por exemplo;
  • Rede de contatos – se do ponto de vista nacional já é muito importante possuir diversos contatos e conexões, no âmbito internacional tem um efeito multiplicador ainda maior.  

Além da Dupla Titulação para graduação, também é possível buscar por certificados neste formato na pós-graduação. Também é fundamental que os estudantes interessados em qualquer tipo de Dupla Titulação não confundam esta modalidade com o intercâmbio acadêmico que, apesar de proporcionar experiência estrangeira, não garante o diploma de duas instituições de ensino superior diferentes.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x