A equipe de estagiários do LINCE Facens (Laboraratório de Inovação em Competições Estudantis) realizou o processo de Second Life em diversas baterias que seriam descartadas.
O conceito de Second Life de baterias está sendo estudado e implantado em todo o mundo com o foco em baterias de veículos elétrico, e se tornou um modelo de negócio lucrativo e sustentável, pois deixa de jogar fora uma grande quantidade de baterias.
O trabalho da equipe consistiu em desmontar packs de baterias e realizar a análise do estado de saúde (SOH) através de ensaios elétricos realizados em nossos equipamentos, o que determina a potência restante das células. Todo esse processo levou até uma semana por célula.
Com as informações de cada célula, elas são classificadas e selecionadas todas com o mesmo potencial energético para a montagem do novo pack de baterias.
Nesse trabalho foram ensaiadas mais de 500 células de íons de lítio do modelo 18650 (células cilíndricas), que rederam a montagem de 5 novas baterias, validadas nas plataformas de micro mobilidade (Patinetes elétricos) e também no projeto de AGV (Automated Guided Vehicle – Veículo Autoguiado).