O medo do paciente em torno do dentista, aliado ao campo operacional complexo e as habilidades especializadas necessárias, são fatores que podem contribuir para um ambiente de trabalho desafiador.
Imagine começar o dia com alto astral, animado para conhecer todos os pacientes do dia. Então, assim que você os cumprimenta alegremente e pergunta como está o dia deles, você depara com: “Poderia ser melhor se eu não estivesse aqui” ou “eu odeio ir ao dentista”.
A forma como você responde a essas interações é essencial porque você pode mudar a atmosfera incentivando o paciente a baixar a guarda e ficar mais engajado pelo restante da visita.
Cuide de você
A pressão de trabalhar com pacientes ansiosos e medrosos pode ser prejudicial para um dentista, podendo desencadear reações fisiológicas como: aumento da frequência cardíaca, pressão alta, sudorese, etc.
A longo prazo, esses casos podem danificar o corpo, causando estresse no coração e até mesmo o aumento do risco de ataque cardíaco.
Mudar a realidade e os medos dos pacientes leva tempo, o medo da dor é algo natural em todos nós. Ao invés disso podemos aprender a viver neste contexto de pressão e ainda mais, aprender com ele, mantendo respostas saudáveis, criando um ambiente muito mais seguro e acolhedor para o paciente e a equipe.
A inteligência emocional é a capacidade de interpretar e gerenciar suas emoções, bem como as emoções dos outros. Trata-se de usar seu sistema interno de orientação para fazer escolhas saudáveis e benéficas com base em sua compreensão emocional.
Outro fato é que os dentistas são habilidosos na realização de procedimentos odontológicos e pesquisas mostram que ter inteligência emocional tem um efeito direto na interação e vinculo com o paciente. O profissional sempre conhecer o bem-estar emocional de seus pacientes. Quanto mais percebemos que estamos sendo tratados com justiça e gentileza, melhor será nossa experiência geral.
Comunicação é a base
Ouvir é essencial para uma comunicação eficaz porque nos permite entender os sentimentos e as necessidades de nosso ouvinte antes de responder. Quando um dentista entende completamente as necessidades de um paciente e por que essas necessidades devem ser atendidas, ele pode se comunicar com muito mais eficácia.
Ler nas entrelinhas também ajuda os dentistas a expressar empatia ao entender as emoções de outras pessoas e a raiz dessas emoções. Os gatilhos que desencadeiam as emoções podem derivar de todas as áreas da vida. Esse tipo de inteligência emocional torna mais fácil para nós entendermos nossos sentimentos e os dos outros. Saber como os outros se sentem nos dá mais confiança e compreensão ao falar com eles.
Menos ansiedade e estresse
A inteligencia emocional é uma ferramenta chave para os profissionais de odontologia pois suas ações e comportamentos influenciam tanto a de seus pacientes como de sua equipe.
Empatia
A empatia permite que todos sejamos mais compreensivos uns com os outros, o que só pode melhorar nossa compreensão do comportamento e das necessidades de outras pessoas. Saber o que o outro está sentindo ou pensando permite que você entenda melhor sua situação e aja de acordo. A inteligência emocional também ajuda você a entender como suas ações afetam emocionalmente os outros na clínica odontológica.
Supere os desafios
Como dentista, a inteligência emocional ajuda você a superar desafios. A seguir estão algumas das maneiras que pode ajudá-lo:
- Resiliência: é mais provável que você se recupere da adversidade porque controla suas emoções. Se algo acontecer, por exemplo, e seu paciente der um feedback negativo sobre um procedimento – o que não é uma boa notícia – você será capaz de lidar melhor com isso do que alguém que não tenha inteligência emocional.
- Felicidade: alta inteligência emocional significa reconhecer que as coisas não estão indo bem em sua vida e mudá-las antes que piorem. Ao fazer isso, os dentistas ficam menos deprimidos com questões associadas ao ambiente de trabalho.
Conclusão
Não é fácil lidar com desafios e frustrações no local de trabalho. Todo mundo precisa de apoio emocional das pessoas com quem interage diariamente. Dentistas emocionalmente inteligentes têm paz de espírito e sempre se destacam em suas carreiras.
E a Facens está aqui para dar todo esse suporte necessário a seus alunos de odontologia trabalharem sua inteligência emocional, através de centros de inovações e programas focados ao bem-estar proposto pelo Enlace.
Construímos a Trilha Socioemocional para você conhecer mais sobre como desenvolver e valorizar a sua inteligência emocional, além disso os professores são treinamos para trabalhar os temas descritos acima em sala de aula.
Para que você vivencie e entenda como esta sua inteligência emocional te proporcionamos autoavaliações de bem estar além de espaços de bem estar para ajudar a sua qualidade de vida durante a sua formação.
E, sempre é bom um bate papo com o pessoal do Enlace para tirar dúvidas e entender suas necessidade e dificuldades com relação ao processo de autoconhecimento, das relações com o outro e com o mundo.
Leia o artigo completo:Dr. Al Sammarraie
https://newdentistblog.ada.org/emotional-intelligence-is-a-vital-skill-for-new-dentists/
Muito bom esse material. ODONTO VAI ARRASAR