A Sociedade Brasileira de Cardiologia lançou uma ferramenta de IA que auxilia pessoas que queiram em abandonar o cigarro ou reduzir o consumo.
Considerado a principal causa de mortes no país, o tabagismo também é o maior risco controlável para doenças cardiovasculares. Além disso, o vício também é prejudicial para quem contrair o novo coronavírus, visto que fumantes têm 2,25 vezes mais chances de complicações graves, segundo Centro de Pesquisa e Educação para Controle do Tabaco da Universidade da Califórnia (EUA).
Através de um chatbot no site do SBC, é possível tirar dúvidas e receber orientações sobre tratamentos para parar de fumar. Conforme a interação acontece no chat, o algoritmo aprende e se torna cada vez mais específico, personalizando a conversa de acordo com o paciente.
“A nossa ideia é um programa de orientação na internet, sem que as pessoas precisem sair de casa para receber informações técnicas, fazendo com que o uso de determinado produto para deixar de fumar seja mais eficaz e efetivo”
Jaqueline Scholz, coordenadora de ações relacionadas ao tabagismo na SBC.
Onde encontrar?
Basta acessar o site da SBC e no canto inferior direito da página clicar no ícone do “Dr. Cardiol”. Logo, o chatbot estará disponível para digitar a pergunta e iniciar a conversa, trazendo orientações para cada estágio do fumante, com respostas em tempo real.
Dependendo do quão especifico é um caso, a pessoa pode ser orientada a procurar um médico, para um acompanhamento mais eficaz e um tratamento personalizado e que seja acompanhado de perto.