Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Instituto de Pesquisa da Facens desenvolve projeto semiautônomo de Mobilidade Urbana para Splice

Seja na área da engenharia, saúde ou mobilidade urbana, a tecnologia e a inovação sempre são aliadas no desenvolvimento de grandes projetos.

Ferramentas como realidades virtuais, aplicativos de simulação e protótipos facilitam muito o trabalho de profissionais envolvidos no processo, permitindo que possam testar as variáveis do projeto antes mesmo que ele possa ser colocado em prática.

Pensando nisso, o IP Facens (Instituto de Pesquisa da Facens), por meio do Fab Lab Facens e do CITCC (Centro de Inovação e Tecnologia em Cidade e Construção), desenvolveu uma maquete semiautônoma para um projeto de Mobilidade Urbana para o Grupo Splice.

O projeto reproduz o “Radar e Lombada Splice” e permite que testes e validações de software e funcionalidades sejam feitas antes de liberar o mesmo para campo.

Na maquete semiautônoma, os veículos se movimentam pelas suas ruas e recebem comandos de um sistema de controle para efetuar eventos programados, visando os testes solicitados pela Splice.

Temos a chance de reproduzir condições de estados reais, permitindo detectar e corrigir bugs mais rapidamente, além de realizar demonstrações comerciais, homologar funcionalidades não metrológicas junto aos órgãos legais competentes.

Antonio Ferraz, Engenheiro de Produtos Splice.

A execução do projeto foi realizada em dois Centros de Inovação da Facens: o Fab Lab Facens, que foi fundamental na estrutura da maquete, construção das peças utilizando seus maquinários e também na construção dos carros semiautônomos e sua programação embarcada; e o CITCC (Centro de Inovação e Tecnologia em Cidade e Construção), que auxiliou criando o paisagismo da maquete.

Sobre o IP Facens

O IP Facens promove, desenvolve, incentiva e divulga pesquisas, estudos e inovação, procurando ampliar, desenvolver e aprimorar o cenário da tecnologia, prestando assistência técnica ao comércio e à indústria, não só com a realização de pesquisas, mas também, a execução de projetos, prestação de serviços e capacitação.

O Instituto é composto por Centros de desenvolvimento especializados em projetos para industria 4.0, software embarcado, eletrônica, inteligência artificial, desenvolvimento de jogos, aplicativos, software, realidade aumenta e realidade virtual, ensaios químicos e laboratório de metrologia de grandezas elétricas acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO).

Conheça mais sobre o IP Facens e todas as suas possibilidades no site.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x