Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Inscrição Enem 2021: faça já a sua!

Por Quero Bolsa

Começou, nesta quarta-feira (30), o período de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Os interessados têm até às 23h59 (horário de Brasília – DF) do dia 14 de julho para se inscrever no exame.

As inscrições devem ser feitas na Página do Participante, por meio do login do Gov.br. Para ter a inscrição confirmada, os candidato devem realizar o pagamento da taxa de inscrição de R$ 85,00, exceto aqueles que foram beneficiados com a isenção.

Neste ano, além da tradicional versão impressa, ocorre a segunda aplicação do Enem Digital. O Enem Impresso e o Enem Digital terão as mesmas provas e serão aplicados nos mesmos dias: 21 e 28 de novembro.

Como fazer a inscrição do Enem 2021?

A inscrição do Enem é feita na Página do Participante. O acesso à página é por meio do portal Gov.br. Caso você ainda não tenha cadastro no site do governo, será preciso criar um.

O processo de inscrição consiste no preenchimento dos dados pessoais e do questionário socioeconômico, além da escolha da língua estrangeira (inglês ou espanhol).

No final, para aqueles que não foram contemplados pela isenção do Enem, o sistema gera o boleto de pagamento da taxa de inscrição de R$ 85,00, que deve ser pago para que a inscrição seja confirmada. 

Enem Impresso ou Enem Digital?

É na hora da inscrição que o participante deve optar por realizar o Enem Impresso ou o Enem Digital. Neste ano, o Enem Digital terá 101.100 vagas, destinadas exclusivamente aos estudantes que já concluíram o ensino médio ou concluir em 2021. As vagas estão distribuídas em 99 cidades brasileiras e serão preenchidas por ordem de inscrição.

O Enem Impresso segue com vagas ilimitadas e não tem restrições, ele pode ser feito por todos os estudantes, incluindo os treineiros.

Foto obrigatória

Desde 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) passou a exigir o envio de uma foto atual na inscrição do Enem. Ela poderá ser usada para realizar a identificação do estudante na hora da prova.

De acordo com o edital, o “participante deverá anexar no sistema de inscrição sua foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares).”

Calendário do Enem 2021

Inscrições: 30/6 a 14/7/2021

Pagamento da taxa de inscrição: até 19/7/2021

Aplicação: 21 e 28/11/2021

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x