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Hábitos de consumo adquiridos na pandemia devem permanecer

De repente, todos tivemos que nos adaptar ao home office, permanecer mais em casa, se familiarizar com o mundo digital e adquirir novos hábitos.

Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) mostrou que os brasileiros aumentaram suas compras online, passaram a usar meios digitais de pagamentos e devem continuar com essa rotina de compra e consumo no pós-pandemia.

Segundo os dados, 61% dos consumidores que compraram online durante a quarentena, aumentaram o volume de compras devido ao isolamento social. O destaque foi para alimentos e bebidas de consumo imediato que cresceram 79%.

Conforme os resultados da pesquisa, depois de experimentarem o comércio eletrônico em novas categorias, o consumidor brasileiro indica que está mudando o comportamento de consumo, com 52% dos entrevistados comprando mais em sites e aplicativos durante a quarentena e 70% que pretendem continuar.

Adaptação à nova realidade

Para atender esta grande demanda, os empreendedores tiveram que se reinventar. A aposta foi se especializar em redes sociais, obter conhecimento de marketing digital e verificar se suas plataformas estavam adequadas para as vendas online. A Associação Comercial de Sorocaba já atendeu aproximadamente mil empresários nesta quarentena.

Segundo Rodrigo Figueiredo, da Agência Verbo Comunicação, parceira da Associação Comercial de Sorocaba, as empresas que ainda não olharam para os canais digitais enfrentarão mais dificuldades. “Existem oportunidades de ampliação de negócios nestes canais, inclusive após o período de quarentena. Não podemos mais pensar em transformação digital. Agora, de fato, é partir para a ação”, orienta.

Auxílio

Visando essa nova tendência, a Associação Comercial de Sorocaba oferece gratuitamente aos seus associados diversas orientações, dentre elas:

– Consultoria de marketing digital: focada em redes sociais para transformar esta ferramenta em formas de venda, divulgação, engajamento e captação de clientes.

– Consultoria sobre canal de vendas: com o objetivo de analisar os meios de compra e venda utilizados pelas empresas, com o intuito de aconselhar se devem migrar ao e-commerce.

– Consultoria de marcas e patentes: para auxiliar os empreendedores a protegerem sua marca e suas ideias.

– Consultoria jurídica: para orientar sobre a flexibilização do comércio, questões trabalhistas e tributárias.

– Clube de Compras: um espaço onde a Associação Comercial disponibiliza para que pequenos e médios empreendedores possam divulgar e vender seus produtos e serviços.

Mais informações podem ser conferidas no site da ACSO ou pelo telefone (15) 3331-1003.

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Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

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