Tecnologia e inovação são palavras de ordem do Google. Já imaginou viver em um mundo sem essa ferramenta? Basta um clique e tudo está na palma da mão. Até mesmo obras de arte!
São inúmeras ferramentas que estão presentes no nosso dia a dia profissional e também quando queremos nos divertir.
Em 2018, o Google lançou o Google Arts & Culture, uma plataforma que reúne todo tipo de conteúdo relacionado ao tema e pode ser utilizado como uma ferramenta de estudo para especialistas, uma plataforma educativa para professores e alunos e uma forma de entretenimento para os amantes da arte.
Disponível para web e mobile, a plataforma disponibiliza museus em 360°, reviews de obras, experiências em realidade virtual, exposições exclusivas… tudo, em um só lugar.
É claro que não substitui a experiência da vida real, quando podemos visitar um museu e ver, com os próprios olhos, grandes obras de arte. Mas é fato que a arte se torna muito mais acessível por todos quando plataformas como esta surgem em nossas vidas.
Entre tantas experiências oferecidas pelo Google Arts, uma das mais interessantes é a que podemos encontrar pinturas a partir do tom predominante na obra. Talvez, você possa não lembrar do nome ou do autor, mas, se você lembrar das cores que foram utilizadas, existe uma chance de encontrá-la no “Explorador por cor“.
Funciona assim: uma paleta de cores é disponibilizada no topo da página (ou do app) e, conforme vamos clicando nas cores, as obras que possuem aquele tom de forma predominante, vão aparecendo uma ao lado da outra.
Todas as obras trazem suas principais infirmações, como nome, autor, ano da pintura, interpretação e onde podemos encontrá-la no mundo. Além disso, também conseguimos explorar o quadro em uma experiência de realidade aumentada. Basta clicar no ícone que fica abaixo da obra, seguir as instruções e se surpreender!
Já imaginou ver “A Noite Estrelada“, de Van Gogh na sua casa? Olha só como é fácil:
Comente aqui o que você mais gostou de ver no Google Art! 🙂