Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Faculdade, Universidade e Centro Universitário: qual a diferença?

Apesar dos termos serem usados, algumas vezes, como sinônimos, existem algumas diferenças entre eles. Você sabe quais são?

Na hora de escolher onde iniciar a jornada acadêmica, precisamos entender muitas coisas. Já falamos aqui sobre isso, não é mesmo?

Um dúvida que pode surgir no processo é em qual a instituição de ensino superior iremos ingressar – se ela é uma Faculdade, Universidade ou Centro Universitário.

Você pode estar pensando “mas não é tudo a mesma coisa?”. Não exatamente. Vamos explicar.

O Ministério da Educação (MEC) classifica todas as Instituições de Ensino Superior (IES) nesses três tipos de organizações acadêmicas.

No entanto, todas são Faculdades. Isso acontece porque as Universidades e Centros Universitários são complexos formados por Faculdades. Todas elas precisam de autorização do MEC para criar cursos e programas de ensino.

E como isso interfere nos meus estudos?” Dependendo da carreira que você pretende seguir, determinada Instituição de Ensino Superior vai conseguir te auxiliar de uma forma.

Acendeu o alerta por aí? Não precisa se desesperar! Vamos te ajudar a entender cada uma delas, e é claro, te ajudar a fazer a melhor escolha! 😉

Faculdade

A Faculdade é uma ótima escolha para quem busca formação em determinada área, sem intenção de seguir carreira no âmbito acadêmico ou de pesquisas.

Geralmente, ela está focada em uma única área do conhecimento, e oferece um número reduzido de cursos, tendo um Campus menor, comparado à Faculdades e Centros Universitários.

Por exemplo: uma faculdade focada em Comunicação, pode oferecer cursos como Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas e Design.

Diferente das Universidades e Centros Universitários, as Faculdades não possuem algumas obrigações, como por exemplo: promover cursos de extensão, programas de iniciação científica ou oferecer cursos de pós-graduação.

Sobre o corpo docente, uma faculdade precisa ter, no mínimo, um terço de seus professores com títulos de especialista, ou seja, com pós-graduação lato sensu.

Centro Universitário

Seu futuro pode ser na área acadêmica ou profissional. Neste caso, o Centro Universitário te ajuda a chegar lá.

Abrangendo uma ou mais áreas do conhecimento, o Centro Universitário se classifica entre uma Faculdade e uma Universidade. O seu campus é composto por laboratórios, biblioteca e diversos prédios acadêmicos.

Por exemplo: a Facens é um Centro Universitário. Ela foi reconhecida dessa forma, conforme Portaria oficial número 1.138 do Ministério da Educação, publicada em 01 de Novembro de 2018.

Em sua grade de cursos, abrange as áreas da Engenharia, Tecnologias Arquitetura e Saúde, oferece cursos de pós-graduação, cursos de extensão, promove pesquisas e outras atividades de ensino, como as equipes de Competições acadêmicas.

Seguindo as recomendações do MEC, a Facens também possui corpo docente qualificado e dedicado a instituição.

Universidade

A melhor escolha para quem quer seguir carreira na área de pesquisa científica: uma Universidade.

Além de preparar os estudantes para o mercado de trabalho, a Universidade está focada na capacitação dos mesmos para uma vida acadêmica, incentivando seus alunos a produções intelectuais, culturais e científicas.

Ela oferece uma grande quantidade de cursos e abrange diversas áreas do conhecimento, por conta das faculdades que a compõe. Sendo assim, seu Campus pode ser composto por vários prédios, laboratórios, bibliotecas e até alojamentos.

Por exemplo: Uma Universidade pode abranger áreas como Comunicação, Saúde e Engenharia, ofertando cursos que estão dentro dessas áreas.

Em relação ao seus professores, no mínimo um terço deles possuem titulação de mestrado ou doutorado.

Ao contrário das Faculdades, as Universidades devem ter – no mínimo – quatro programas de pós-graduação stricto sensu, sendo ao menos um deles de doutorado.

E aí? Já sabe qual dessas três vai te ajudar a realizar o sonho de cursar uma graduação? Conta pra nós!

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x