A Facens, hub de inovação e tecnologia (Smart Campus), o 1º Campus 5G do Estado de São Paulo e signatário do Pacto Global da ONU, lançou o curso O Professor do Séc XXI: Tecnologias, Ensino e Aprendizagem, voltado a educadores da rede pública de ensino vinculados à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
O curso, que é gratuito, tem carga horária de 30 horas e será ministrado entre 24 de agosto e 16 de novembro, por meio de encontros online. Os professores vinculados à Diretoria Regional de Ensino de Sorocaba e Secretarias Municipais de Educação de Batatais, Bebedouro, Cordeirópolis, Francisco Morato, Itu, Jundiaí e Ribeirão Preto puderem se inscrever de forma gratuíta.
De acordo com Luciano Freire, pró-reitor do Centro Universitário Facens, o ciclo marca o início de uma colaboração e envolvimento da instituição nessa pauta que une tecnologia e educação, dois temas importantes no contexto do Brasil. “A Facens é uma instituição de excelência e atua em diversas áreas, e promover esse curso abre um novo caminho para a nossa aproximação com a educação pública. Como Centro Universitário temos o dever de preparar os professores para que alcancem melhores resultados em sala de aula por meio do uso de novos recursos, tecnologias e inovação, nossas especialidades”, diz.
A aula inaugural, no dia 24 de agosto, foi realizada online e presencialmente e estiveram presentes pesquisadores, docentes e educadores renomados no país.
O projeto tem o apoio da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto. O educador e titular da Cátedra, Mozart Neves, que também é conselheiro no Centro Universitário Facens, afirma que este é um projeto construído a várias mãos e, para ele, iniciativas como essa têm papel central no processo de formação pedagógica do professor. “A pandemia mostrou com muita clareza que boa parte dos professores do Brasil, e em várias partes do mundo, não estavam preparados para usar as novas tecnologias. E essas aulas vêm exatamente nesta direção, de oferecer como as novas tecnologias podem ser úteis no processo de ensino e aprendizagem. Não basta ter internet, conectividade, é preciso formar o professor para isso”, conclui.
Para Antonio Carlos de Almeida, coordenador do curso, pensar sobre as tecnologias na educação significa diretamente refletir sobre as práticas pedagógicas adotadas na atualidade. “Ao estruturar o projeto deste curso, tive o cuidado de elencar os temas e discussões mais atuais em termos de articulação entre ensino e tecnologia, já que a última incorpora, em uma velocidade incontrolável, uma infinidade de ferramentas, soluções e possibilidades de articulação de saberes e meios de construção de aprendizagens e produção de conteúdo. Diante disso, é necessário que os profissionais de educação estejam sempre alinhados com as atuais discussões e as múltiplas possibilidades de pensar os processos educativos e as estratégias de ensino e aprendizagem tendo como meio os recursos tecnológicos diversos”, explica.