O Centro Universitário Facens marcou presença na COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que acontece em Belém (PA), nesta semana.
Representando o compromisso da instituição com o desenvolvimento sustentável e a inovação social, a Facens se juntou a outras universidades do país no pavilhão “Ensino Superior pela Ação Climática” para apresentar como a sustentabilidade está incorporada à gestão dos campi e às práticas de pesquisa.
A sessão também abordou as conquistas atuais, os modelos de governança e os desafios para o futuro, enfatizando o papel das universidades na promoção da ação climática e do desenvolvimento sustentável.

Sustentabilidade Facens na COP30
Representando o Centro Universitário, Vitor Belota, Gerente de Sustentabilidade e Educação Inovadora, compartilhou as experiências e iniciativas da Facens voltadas à sustentabilidade, como a gestão inteligente de resíduos, a neutralização de carbono no campus, os projetos de pesquisa e extensão voltados à bioeconomia, como o Florestas Inteligentes, e as ações de conscientização ambiental junto à comunidade acadêmica e à população de Sorocaba e região.
Segundo Vitor, as universidades têm um papel essencial no desenvolvimento de profissionais capazes de propor soluções reais e inovadoras para os desafios ambientais globais.
A mudança começa pela educação. Quando desenvolvemos engenheiros, arquitetos, tecnólogos e profissionais da saúde com consciência ambiental, estamos plantando as sementes de um futuro mais sustentável”.
– afirma Vitor.
Belota ainda reforça que estar presente em um dos eventos mais importantes do mundo, justamente quando todos os olhos estão voltados para o Brasil, “é uma oportunidade única para mostrar o quanto a Facens tem contribuído para um futuro mais sustentável. “
Relatório de Sustentabilidade Facens
Em outubro de 2025, a Facens lançou seu mais recente Relatório de Sustentabilidade. O material, que reúne informações sobre a governança do campus referentes ao ano de 2024, permite que a comunidade conheça as ações de sustentabilidade da instituição, acompanhe os progressos e compreenda, por meio do conceito de Smart Campus, como a sustentabilidade é aplicada no dia a dia da Facens.
Os projetos da Instituição são divididos em eixos de atuação: ambiental, educação, social e econômico. Cada pilar é subdividido em temas prioritários, que estão diretamente conectados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Para visualizar o Relatório completo, acesse o site do Comitê de Sustentabilidade Facens.
Universidade privada mais sustentável do Brasil e rumo ao Lixo Zero
A sustentabilidade na Facens é um tema de atuação transversal, pautado em uma educação voltada para um futuro sustentável, que pode ser vivenciada de diversas formas, dentro e fora do campus.
A Facens é considerada a universidade privada mais sustentável do Brasil, segundo o ranking internacional UI Green Metric, e ocupa a sexta posição entre todas as universidades do país. Além disso, é membro e parceira do movimento Capitalismo Consciente e signatária do Pacto Global da ONU.
Um exemplo desse compromisso é o projeto Florestas Inteligentes, premiado internacionalmente pelo QS Reimagine Education Awards como um dos projetos mais inovadores da área, e que proporciona aos estudantes a oportunidade de co-criar, junto a comunidades florestais na Mata Atlântica e na Amazônia, soluções que fortalecem a bioeconomia local.
Todos esses reconhecimentos são resultado de ações concretas e de um olhar voltado para o futuro. A energia utilizada no campus, por exemplo, é 100% proveniente de fontes renováveis. Em 2025, a Facens trabalha para atingir a meta de se tornar uma “Instituição Lixo Zero”, enviando o mínimo possível de resíduos para aterros e incineradores e priorizando a redução, reutilização, reciclagem e compostagem. Atualmente, a instituição já desvia mais de 70% dos resíduos de aterros sanitários.






Deixe um Comentário