Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Você sabe o que é e para que serve o TOEFL iBT®?

O domínio de um segundo idioma, que antes era um diferencial, vem se tornando cada vez mais um requisito obrigatório no mercado de trabalho.

Ainda mais se você tem interesse em oportunidades internacionais, dominar um segundo idioma e o idioma local do destino em que se pretende buscar essas oportunidades é imprescindível.

A gente já sabe também que a língua inglesa é uma das mais solicitadas por instituições internacionais e no mercado, uma vez que é a língua mais falada no mundo, segundo dados da Ethnologue (2020).

Algumas instituições de ensino e empresas internacionais, por exemplo, solicitam uma comprovação de proficiência na língua inglesa por meio de exame certificador. E é aqui que começamos a falar do TOEFL.

Test of English as a Foreign Language

O Test of English as a Foreign Language (TOEFL), é um dos exames de proficiência de inglês mais conhecidos e utilizados no mundo, sendo reconhecido em mais de 150 países (incluindo Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Estados Unidos, Reino Unido e por toda a Europa e Ásia), segundo dados da sua administradora, a ETS (Educational Testing Service).

O teste mede todas as quatro habilidades acadêmicas em inglês – reading (compreensão e interpretação de texto), listening (compreensão e interpretação oral), speaking (fluência e dicção) e writing (redação).

O TOEFL iBT (Internet Based Test) é realizado via internet em centros aplicadores credenciados e avalia a capacidade de usar e compreender o inglês no ambiente acadêmico.

A prova tem duração média de 3h e sua pontuação total é 120 pontos (com intervalo de pontuação de 0 a 30 em cada habilidade).

Lembrando que não existe reprovação em um exame de proficiência, mas cada instituição define a pontuação mínima aceita para a oportunidade ofertada. Além disso, o exame possui a validade de dois anos, não sendo vitalício.

A preparação para um exame de proficiência, seja ele o TOEFL ou outro (pois existem diversos testes disponíveis no mercado), envolve:

  • a dedicação ao estudo da língua;
  • a realização de simulados para se habituar ao modelo da prova e tempo disponibilizado;
  • a definição do foco de utilização do exame (pois é importante saber qual pontuação pretende-se atingir);
  • a busca por cursos preparatórios especializados nesse tipo de exame.

A Facens é um Centro Oficial Aplicador do TOEFL iBT, possibilitando a realização da prova de proficiência em inglês por interessados de toda a região dentro do campus com toda infraestrutura.

Além disso, o nosso Instituto de Línguas Facens/CCBEU oferta cursos preparatórios para o exame com preço diferenciado do mercado para a comunidade Facens.

Para saber mais, entre em contato com o DRI Facens através das redes sociais: @dri_facens.

Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Anterior
Próximo Mais Votado
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

1
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x