Entre os dias 23 e 25 de abril, o Centro Universitário Facens – referência nacional em metodologias inovadoras de educação nas áreas de engenharia, tecnologia, arquitetura e saúde –, por meio Instituto de Pesquisa Facens (IP Facens), participa da Bett Brasil 2024, maior evento de inovação e tecnologia para educação da América Latina, para apresentar experiências digitais e imersivas, que utilizam tecnologia de ponta para desenvolvimento de conteúdos, interações, plataformas e sistemas com foco em educação. As soluções são desenvolvidas pelo ED+ Content Hub e pelo Laboratório de Inovação de Games e Apps (LIGA), que fazem parte da instituição.
Marcos Bregantim, Diretor Executivo do IP Facens, conta que a equipe de tecnologia da instituição levará para a Bett deste ano uma imersão completa nas experiências digitais dentro do universo educacional.
Estaremos na Bett para apresentar soluções inovadoras para o Ensino Superior e Básico, com uma equipe altamente qualificada e especializada, que desenvolve conteúdos e tecnologias para contribuir com o crescimento e fortalecimento desse mercado. Vamos apresentar tudo que o Centro Universitário Facens tem para oferecer em educação, incluindo conteúdos digitais interativos, vídeos educativos, objetos de aprendizagem que fazem sentido para estudantes e docentes, soluções multimídia, jogos digitais, inteligência artificial voltada à educação, além de realidade virtual e aumentada”
conta.
Para Rodolfo Pinelli, Head de Tecnologias Digitais e Conteúdo da ED+ Content Hub do Centro Universitário Facens, a demanda por soluções educacionais avançadas está em alta nas instituições de ensino.
Com a necessidade de personalização do aprendizado, transição para modelos online e híbridos, avaliação contínua do desempenho, desenvolvimento de habilidades do futuro, acesso equitativo, integração com sistemas existentes e análise de dados, é necessário atender o mercado e oferecer tecnologias inovadoras que atendam essas necessidades”
explica.
Desde 2019, a ED+ desenvolve recursos digitais para a aprendizagem transformadora. “Não criamos conteúdos apenas para suprir a demanda educacional padrão. Nossos objetos de aprendizagem são autorais, carregam consigo responsabilidade teórica e prática e são recheados de interações que nos destaca das demais EdTechs do mercado. O fato de ter nascido em uma instituição de ensino, faz com que tenhamos alta qualificação e conhecimento dos processos de ensino e aprendizagem, o que proporciona conteúdos didáticos completos, atualizados, atrativos e altamente eficazes”, pontua.
Experiência imersiva
O Laboratório de Inovação de Games e Apps (LIGA) apresentará na Bett Educar o Tintim, uma plataforma de engajamento desenvolvida para eventos e empresas. Wilson Marcondes Junior, coordenador do laboratório, explica que o aplicativo visa engajar o público com ‘missões’ — atividades ligadas à Facens e à Edebê, parceira do LIGA. Diariamente, os usuários serão desafiados a responder perguntas, assistir a vídeos ou visualizar imagens, ganhando pontos por cada atividade concluída. Esses pontos podem ser trocados por brindes ou usados para participar de sorteios de prêmios maiores, como um smartwatch ou uma Alexa.
Para Wilson Jr., a feira é uma oportunidade ímpar para apresentar os serviços inovadores desenvolvidos pelo LIGA.
O LIGA se destaca no mercado educacional pelo seu compromisso em fornecer soluções verdadeiramente personalizadas. Não nos limitamos a oferecer produtos genéricos; nossa abordagem é compreender profundamente a necessidade específica de cada cliente e desenvolver soluções que atendam exatamente a essa demanda. Além disso, com nossa equipe presente no evento, podemos não só representar nossas soluções, mas também, potencialmente, firmar novos projetos”
conclui.