Um laboratório de prototipação e fabricação digital, com ambiente colaborativo e inovador, em que há espaço para a experimentação e o surgimento de outras ideias.
Você chamaria esse lugar de Makerspace ou de Fab Lab?
Os dois são espaços com características bem parecidas, mas com algumas particularidades.
Para entender um pouquinho a diferença entre eles, a equipe do Fab Lab Facens nos ajudou com alguns conceitos chave. Vamos entender juntos?
Com características de oficinas, os Fab Labs e Makerspaces disponibilizam ferramentas de fabricação manual como costura, marcenaria e serralheria e também a fabricação digital, como por exemplo, as fresadoras CNC, cortadoras a laser e impressoras 3D.
Contudo, os Makerspaces têm um formato mais livre, podendo estar ligados ou não a uma instituição de ensino, pesquisa ou empresa.
Eles também não têm obrigações quanto ao funcionamento do espaço e à variedade de equipamentos, não havendo um padrão do tipo de equipamento fornecidos por um Makerspace.
Já o formato dos Fab Labs foi desenvolvido no Massachusetts Institute of Technology (MIT), quando o professor Neil Gershenfeld criou o curso “Como fazer (quase) qualquer coisa”.
A ideia foi levada adiante rapidamente pelos alunos de Neil e se transformou em um modelo específico de laboratório de criação.
Por isso, eles devem obedecer a algumas regras, definidas pela organização mundial Fab Foundation, para serem chamados como tal.
O Fab Lab deve possuir no mínimo cinco tipos de máquina: cortadora a laser, impressoras 3D, cortadora de vinil, CNC de precisão de pequeno porte e CNC de precisão de grande porte.
Todo Fab Lab também deve ficar aberto pelo menos um dia para o público em geral. A data é geralmente chamada de Open Day.
Nos dias de visitação aberta, o laboratório disponibiliza monitores para orientar os interessados em relação ao uso das máquinas e das tecnologias presentes no local, incentivando, dessa forma, o crescimento da comunidade maker.
E aí, curtiu? Se você tem curiosidade em conhecer um Fab Lab e tirar as suas ideias do papel, conheça o Fab Lab Facens!