Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Fab Lab Facens reconstrói painel da cápsula Soyuz-TMA 8, utilizada na Missão Centenário

Às 23h30 do dia 29 de março de 2006 (no horário de Brasília) um Brasileiro entrou para a história! Marcos Pontes foi o o primeiro astronauta brasileiro, e até hoje o único, a sair da órbita terrestre. 

A decolagem da foi realizada diretamente do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, e Marcos Pontes foi para o espaço (literalmente!) junto como russo Pavel Vinogradov e o americano Jeffrey Williams.

Imagem: Tripulação da Missão Centenário, em 2006

Os três estavam a bordo do foguete russo Soyuz-TMA 8, com destino à Estação Espacial Internacional para a missão que tinha como objetivo a análise de experimentos tecnológicos, científicos e educacionais sobre microgravidade.

Uma curiosidade é que a missão foi batizada de “Missão Centenário” em homenagem ao Pai da Aviação – Alberto Santos Dumont – que em 1906, em Paris, decolou pela primeira vez com o avião mais pesado que o ar, o 14 BIS. 

Em 2021, a Missão Centenário celebra 15 anos e o Fab Lab Facens foi convocado para uma missão especial: desenvolver uma réplica do painel da cápsula Soyuz TMA-8, utilizada pelos astronautas para retornar à Terra.

Imagem: Equipe Fab Lab Facens montando a réplica do painel da cápsula Soyuz-TMA 8

A iniciativa de construir essa réplica foi promovida pela Fundação Astronauta Marcos Pontes (Astropontes), sediada na cidade de Bauru, interior de São Paulo.

Missão dada, é missão cumprida!

A Facens foi convidada pela equipe da Fundação para participar do projeto após Marcos Pontes visitar o campus do Centro Universitário, em 2018, e tomar conhecimento da ampla competência da instituição de ensino nas áreas de inovação, cidades inteligentes, engenharias, arquitetura, robótica, automação, prototipagem e desenvolvimento maker.

“Recebi a ligação do Edson Kiyotaka Yeiri Mitsuya, presidente da Fundação Astronauta Marcos Pontes, com muita alegria. A equipe do Fab Lab Facens aceitou prontamente o desafio e tenho certeza de que este é só o início de uma parceria promissora”

afirma Regiane Relva Romano, Diretora do Smart Campus Facens.

Ao longo de três semanas, os seis gurus da equipe do Fab Lab Facens trabalharam integralmente no desenvolvimento do painel da réplica da cápsula espacial, construída em tamanho real.

O dispositivo foi acoplado a estrutura da réplica, feita por uma empresa de Agudos, interior de São Paulo. “Encontramos online o projeto da Soyuz TMA-8, da Roscosmos (Agência Espacial Russa), e conseguimos a confirmação de algumas informações mais complexas com a equipe da Astropontes, que fez contato com membros da Roscosmos”, explica Gustavo Abreu, coordenador do Fab Lab Facens.

Imagem: Equipe Fab Lab Facens na montagem do painel dentro da réplica da cápsula Soyuz-TMA 8

Tecnologia e inovação é para todos!

A Fundação Astronauta Marcos Pontes tem como objetivo motivar e profissionalizar crianças e jovens em atividades voltadas para a ciência e tecnologia, além de promover inovação, pesquisa aeroespacial e o desenvolvimento sustentável.

O objetivo é que a população possa, quando as restrições impostas pela pandemia do coronavírus permitirem, entrar na réplica da capsula e vivenciar parcialmente a experiência do astronauta na Missão Centenário. A capsula ficará exposta ao lado da estátua em homenagem a Marcos Pontes, no Aeródromo Municipal de Bauru.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Anterior
Próximo Mais Votado
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x