O Fab Lab Facens, que faz parte da rede mundial Fab Lab Network, anunciou a aquisição de três novas impressoras 3D avançadas em Sorocaba (SP). Financiadas por fomento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, as novas máquinas somam-se às cinco já presentes no laboratório, que incluem cortador a laser, impressora 3D, fresadora de precisão, plotter de vinil e router CNC.


As impressoras 3D recentemente incorporadas são:
- Formlabs Form 4B: utiliza tecnologia SLA (Stereolithography), sendo otimizada para a criação de protótipos de alta resolução e modelos complexos. Sua aplicação abrange design e engenharia, e ela é particularmente útil para setores médicos e dentários devido aos seus materiais biocompatíveis.
- Omnisint-160/2: uma impressora 3D SLM (Selective Laser Melting) de fabricação nacional, emprega um laser de 500w e pó metálico para construir peças de metal de alta complexidade. A máquina opera com gás inerte, como argônio ou nitrogênio. Ela é adequada à pesquisa em manufatura aditiva de metais.
- Bambu Lab X1-Carbon: com tecnologia FDM (Fused Deposition Modeling), tem alta velocidade e recursos tecnológicos integrados, como monitoramento por inteligência artificial, calibração automática e detecção de falhas. É compatível com uma vasta gama de materiais.



“A inclusão dessas impressoras 3D permite que os estudantes e a comunidade acessem técnicas modernas de fabricação digital e realizem pesquisas em materiais avançados, especialmente em metais, já que é a primeira na região com acesso aberto para todos interessados. Isso é fundamental para a formação prática e o desenvolvimento de projetos de alta complexidade, preparando os futuros profissionais para o mercado de trabalho e fomentando a inovação local”, afirma Guilherme Deluno Schendel, líder no Fab Lab Facens.
Acesso gratuito à tecnologia de ponta
O acesso a essas ferramentas é aberto à comunidade e tem uso gratuito no “Open Day”, todas as sextas-feiras. Para utilizar os equipamentos, é necessário realizar um cadastro no site oficial, participar de treinamentos obrigatórios sobre segurança e uso das máquinas, e agendar o horário de uso pela plataforma fablab.facens.br.
O laboratório também disponibiliza bancadas com ferramentas manuais, elétricas e computadores para o desenvolvimento de projetos. Para Patrícia Klahr, reitora do Centro Universitário Facens, “A expansão deste Laboratório representa um avanço concreto na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e inovadora, promovendo acesso democrático a tecnologias de alta complexidade, desenvolvimento de talentos e estímulo ao empreendedorismo de base tecnológica, que podem transformar o conhecimento em soluções práticas para a sociedade. Nos orgulhamos de manter o Fab Lab aberto à sociedade, com ênfase no desenvolvimento de competências digitais e promoção da cultura maker como ferramenta de transformação social.”
O Fab Lab Facens está localizado no campus da Facens, na Rodovia Senador José Ermírio de Moraes, 1425 – Alto da Boa Vista.
Deixe um Comentário