A campeã voltou! ????
A equipe de robótica da Facens, Omegabotz, é destaque na 1° Campeonato Internacional de Robótica, em Mogi das Cruzes-SP, que aconteceu de forma presencial entre os dias 21, 22 e 23 de abril.
Destaque é uma forma mais singela de dizer que a Omegabotz roubou a cena no campeonato! Entre 328 robôs, 551 competidores e 8 países, as classificações foram:
- Sumô Lego Jr – 1° colocado de 21 robôs
- Sumô Lego Pro 1 – 6° colocado de 39 robôs
- Sumô Lego Pro 2 – 10° colocado de 39 robôs
- Sumô Lego Pro 3 – 18° colocado de 39 robôs
- Sumô 750gr – 2° colocado de 16 robôs
- Sumô 3kg Auto – 5° colocado de 9 robôs
- Sumô 3kg RC – 7° colocado de 16 robôs
- Combate BeetleWeight – 5° colocado de 19 robôs (inédito)
- Combate AntWeight – 8° colocado de 22 robôs (inédito)
- Mini sumô RC – 7° colocado de 23 robôs
- Mini sumô Auto – 17° colocado de 36 robôs
- Seguidor de linha Pro – 26seg 11° lugar de 30 participantes
Os ótimos resultados são fruto de muito empenho e dedicação da equipe, que vem aplicando a metodologia de SCRUM em seus treinamentos e projetos.
Além disso, a equipe conta com total apoio da Facens e do LINCE, que proporciona todos os recursos necessários para o desenvolvimento dos robôs, manutenção e espaço para treinamento.
O gigante acordou!
A equipe não conquistava classificações tão significativas nos combates desde 2005.
Na categoria LEGO, por exemplo, a Ômega segue invicta no 1° lugar desde a Winter Challenge de 2019, sendo representados pelos integrantes júnior.
Já na categoria AntWeight, a equipe é estreante e já conseguiu se classificar entre os 10 melhores robôs do país e do mundo.
Com o projeto do BeetleWeight, o qual estão aperfeiçoando há 5 anos, conquistaram o 5° lugar.
Sucesso dentro e fora dos combates
Além da expressividade dos resultados nos combates, a Ômega também se destacou fora das arenas.
Profissionalismo, espírito em equipe e equidade de gêneros dos integrantes, chamaram a atenção de quem participava do evento.
A Ômegabotz conta com 15 meninas na equipe principal e 30 na equipe júnior e, desde a sua criação, incentiva que elas façam parte da equipe e desempenhem papéis fundamentais para as conquistas.
Sempre trabalhamos em equipe, entre nós e nos entrosando e aprendendo com as outras equipes, com integração e respeito, torcendo muito, comemorando as vitórias e aprendendo com as derrotas.
Priscila Luz, Capitã Omegabotz
O jeito Ômega de ser contagiou todos no evento e atraiu convites para a equipe conhecer laboratórios de outras faculdades e participar de eventos para apresentar os projetos junto com as melhores equipes do país.
Experiências como essa proporcionam o networking entre os estudantes, profissionais e entusiastas do universo da robótica, além do desenvolvimento de inúmeras habilidades técnicas e comportamentais, fazendo do aluno da Facens um profissional diferenciado no mercado de trabalho e em qualquer espaço que ele ocupe.
Parabéns pela conquista dentro e fora dos combates, Omegabotz! #AllRed ????