Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Entre gostosuras e travessuras, o que você sabe sobre o Halloween?

Por DRI Facens

Dia das bruxas, día de los muertos, morcegos, fantasmas, abóboras, afinal, qual é a origem e significado do Halloween?

Essa celebração, que ocorre em diversos países no dia 31 de outubro, tem origem celta do festival Samhaim, considerado um rito de virada de ano para esse povo e, também, a chegada do inverno no dia 1º de novembro.

Acreditava-se que na transição para essa estação, marcada por dias mais escuros, a barreira entre dois mundos se desfazia e os mortos regressavam para suas casas, podendo surgir assombrações que amaldiçoariam seus animais e colheitas.

Muitos símbolos característicos do Halloween derivam dos arranjos que os celtas utilizavam para afastar os maus espíritos de suas propriedades.

Com o avanço do cristianismo pela Europa, as autoridades religiosas buscavam desfazer as tradições e vestígios das religiões pagãs. Assim, instaurou-se em 1º de novembro o dia de todos os santos como forma de homenagear os santos e, no dia 2 de novembro, um dia dedicado à oração pelas almas consideradas perdidas ou no purgatório.

Diante disso, no dia 31 de outubro passou-se a celebrar o All Hallows’ Eve, que significa “véspera do Dia de Todos os Santos”. Dessa nomenclatura em inglês derivou-se a nomeação Halloween, que passou a incorporar os símbolos e tradições da festa celta.

Essa celebração se popularizou durante o período da “Grande Fome” da Irlanda, fazendo com que grande parte de sua população migrasse para outros países, em especial os Estados Unidos. E foi lá que nasceu o “Dia das Bruxas” como conhecemos hoje, transformando-se em uma das festas mais tradicionais da cultura estadunidense.

Símbolos, tradições e as diferentes celebrações pelo mundo

USO DAS FANTASIAS: A prática surgiu da tradição de se utilizar máscaras assombrosas na cultura celta para espantar os maus espíritos ou não serem reconhecidos por eles.

FOGUEIRAS: eram utilizadas na queima do joio no período de fim de colheitas precedente do inverno, como símbolo do rumo a ser seguido pelas almas cristãs no purgatório ou para repelir bruxaria, a peste negra e espíritos malignos.

MORCEGOS: as fogueiras acabavam por atrair os morcegos, que foram incorporados como símbolo da celebração.

GOSTOSURAS OU TRAVESSURAS: a popular brincadeira infantil de pedir doces pelas casas teve origem no hábito dos antigos festivais de crianças que passavam pelas casas cantando rimas ou orações para as almas dos mortos. Em troca, eles recebiam bolos como símbolo de que alguma alma havia sido liberada do purgatório.

ABÓBORAS: o mito do Jack-o’-lantern popularizou o uso de abóboras como lanternas com faces esculpidas. A história dizia que Jack era um homem muito miserável e que fez acordos com o diabo, enganando-o sempre e fazendo-o prometer que quando ele morresse, sua alma não seria dele. Ao morrer, Jack não teria sido aceito no céu e, cumprindo sua promessa, o diabo não ficou com sua alma, que permaneceu vagando no limbo com apenas uma queima de carvão para iluminar o caminho. Jack a colocou dentro de um nabo esculpido para preservar a chama. A abóbora foi adotada nos EUA, por outubro ser época de abundância do fruto na região.

ESQUELETOS E FANTASMAS: os celtas acreditavam que os maus espíritos assumiam essas formas para assombrar os vivos.

DÍA DE LOS MUERTOS: os esqueletos e caveiras também popularizaram na celebração desse período com as tradições da festividade mexicana embasada na crença de que no dia 02 de novembro, as almas dos mortos podem regressar á Terra para visitar seus entes queridos. Hoje as comemorações iniciam-se em 31 de outubro, marcada por muitas flores, comidas e cores alegres na realização de uma grande festa de recepção a essas almas.

DIA DO SACI: no Brasil, como uma forma de resgatar seus símbolos do folclore, dia 31 de outubro foi declarado como dia do Saci. Apesar de o Halloween não ser tão comemorado nas terras tupiniquim, a cultura dessa tradição teve forte propagação por meio das escolas de língua inglesa que utilizam a festividade com forma de aproximar os estudantes da cultura norte americana.

DIA DAS BRUXAS: as bruxas eram figuras de mulheres associadas a práticas obscuras, de magia e à cultura pagã. Também eram relacionadas a maus espíritos e, com isso, sua figura foi incorporada nas crenças do Halloween.

GATO PRETO: o felino de pelagem preta é vinculado a uma imagem supersticiosa de má sorte e mau presságio. Além disso, são comumente associados à imagem das bruxas, também adentrando como simbologia da data.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x