Por NDE Engenharia Mecânica Facens
Todos nós percebemos que, praticamente em todas as atividades de nosso cotidiano, a automação, a inteligência artificial, a internet das coisas, a informatização, de maneira geral, faz parte de nosso dia a dia.
Como engenheiros que somos, a resolução de problemas, as propostas de uma vida melhor, mais digna e confortável para nossa sociedade é nosso principal objetivo, e claro, o uso dessas ferramentas tornam nosso trabalho muito mais eficiente.
Especificamente na Engenharia Mecânica é possível citar inúmeros processos mecânicos tradicionais, mas que podem também ser integrados a algum nível de automação, desde níveis básicos aos mais avançados tecnologicamente.
Todos esses processos, passando por toda cadeia produtiva, em algum momento farão nossos olhos brilharem quando se fala de inovação, automação e estado da arte!
Conheça agora alguns dos processos fundamentais da Engenharia Mecânica e que contam com a tecnologia!
Manufatura Aditiva
O primeiro processo utilizado pela Engenharia Mecânica, que tem não mais que quarenta anos desde o seu surgimento e que representa a inovação e a possibilidade de explorar muitos aspectos relacionados a desenvolvimento de produtos e produtividade é Manufatura Aditiva, mais especificamente aquela que se destina à geração de peças metálicas.
Este é um conjunto de tecnologias de um avançado processo de manufatura aditiva que constrói peças metálicas complexas diretamente a partir de dados CAD 3D em uma variedade de metais.
A manufatura aditiva é um processo de criação de um objeto tridimensional a partir de um arquivo digital, e é chamada de aditiva, porque geralmente envolve a construção de finas camadas de material, uma por uma.
Essa tecnologia pode construir formas complexas que não são possíveis com os métodos tradicionais de fundição e usinagem.
A previsão é que a manufatura aditiva será integrada em todas as indústrias, pois trazem como benefícios:
- União de várias peças fabricadas por processos tradicionais em uma peça apenas
- Custos reduzidos de ferramental
- Possibilidade de fabricar geometrias complexas
- Peças com peso reduzido
- Rápidas iterações de projeto até a produção
Forjamento
Outro processo utilizado na Engenharia Mecânica, que também traz muito otimismo e oportunidades com relação à automação está sendo muito desenvolvido é o Forjamento.
Esta é uma atividade bastante complexa e cheia de riscos aos operadores e processistas, principalmente quando realizada a quente.
A nova fronteira das indústrias de forja é a instalação de linhas completamente automáticas. Perceber que um bom estudo de automação com o software de simulação é o cartão vencedor para enfrentar de forma moderna todos os desafios no campo da forja com alta qualidade e eficiência.
Uma ampla variedade de robôs e manipuladores especiais podem trabalhar nas condições de forja mais difíceis. Vários acessórios completam a fábrica de forja automatizada e oferece ao usuário satisfação completa para sua aplicação com a maior produtividade e flexibilidade.
Soldagem
Os processos de Soldagem, sem dúvida, já são amplamente utilizados e desenvolvidos, como podemos ver no vídeo na sequência.
Este processo oferece inúmeros benefícios para empresas de todos os portes. Desde maior produtividade e consistência de solda até custos mais baixos para produção, mão de obra e materiais.
Com uma capacidade de robôs para processar componentes soldados de três a cinco vezes mais rápido que humanos. Os robôs são programados para soldar sempre ao comprimento e tamanho corretos do requisito conjunto, proporcionando uma economia significativa ao longo do tempo.
Através de melhorias na qualidade, consistência e produtividade, um sistema robótico de soldagem pode fornecer peças a um custo reduzido.
Ilhas robóticas para montagem e embalagem
Dentro da cadeia de manufatura, os processos de montagem de equipamentos podem ser realizados através da automação, e um bom exemplo disso são as Ilhas robóticas para montagem e embalagem.
O engenheiro projeta e realiza ilhas robóticas para a automação das fases de montagem, produção e embalagem. As soluções propostas vão desde simples sistemas de pick and place até sistemas complexos com vários eixos presentes como uma única estação ou como uma linha de montagem totalmente automática.
Os sistemas mais sofisticados incluem sistemas de visão de última geração e alta capacidade de processamento para permitir uma maior “inteligência do ambiente de trabalho”.
Máquinas CNC
Os processos de manufatura utilizando-se máquinas com CNC são um conjunto de aplicações mais extensivamente utilizados na Engenharia Mecânica, e aqui pode-se destacar a usinagem.
São inúmeras aplicações em equipamentos, células de usinagem, linhas de produção, passando por tornos, fresas, retificadoras, mandriladoras, cortadoras, dobradeiras, cortes por laser ou água, etc.
Entre uma infinidade de equipamentos, que trabalham isoladamente ou em linha de produção, não fica difícil imaginar os benefícios que a automação gera nessa linha de processos, desde a redução de energia, precisão de conformação, segurança para o operador, confiabilidade no processo, além da integração da cadeia através de ferramentas computacionais, a chamada tecnologia CAx (CAD/CAE/CAM, etc), além de outros recursos computacionais que proporcionam a manufatura, desde a ideia do produto, passando pelo projeto, até a execução.
Do ponto de vista de tecnologias computacionais, tão naturais ao mundo moderno, a Engenharia Mecânica pode ter seu papel em todo o ciclo de vida do produto, contando ainda com a abordagem de sustentabilidade.
Ou seja, a presença da Engenharia Mecânica, tida como tão tradicional oferece lugar a novos conceitos e mostra seu lado tecnológico.
[…] Leia também: Engenharia Mecânica: sua tradição e suas modernidades […]