Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Emmanuele Baldini é maestro e solista convidado da OSS em abril

Por Fundec Sorocaba

No mês de abril a Orquestra Sinfônica de Sorocaba – OSS receberá o maestro convidado, Emmanuele Baldini, nos dias 14, sexta-feira e 15, sábado, ambos às 20h. O maestro também fará o solo de violino nos dois concertos.

A OSS, com seus 74 anos de existência, tem atualmente 50 integrantes que atuam sob a direção artística e regência do maestro Eduardo Pereira, que neste ano de 2023 preparou duas séries de concertos para a temporada. A série “Maestro Ostergren”, que homenageia a trajetória ao longo dos 20 anos em que o Maestro Eduardo Ostergren esteve na direção da OSS, e a série “Diversidade” que traz para o público, como o nome já diz, mais diversidade musical dentro do contexto da orquestra como popular, cinematográfica e outros.

Os concertos de abril se encaixam na “Série – maestro Ostergren” e trarão ao público o repertório “Romance para violino e orquestra” e “Czech Suite, Op. 39” de Antonín Dvorák, e a “Sinfonia no. 4”, de Franz Schubert, mais conhecida como “Trágica”.

Ingressos podem ser adquiridos pelo site da Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba – FUNDEC, que mantém a OSS, e presencialmente, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h30, no endereço Rua Brigadeiro Tobias, 73 – Centro – Sorocaba / SP.

Emmanuele Baldini

Emmanuele Baldini é o Spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, regente titular da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e membro do Quarteto de Cordas OSESP. Em 2017 recebeu o Prêmio de Melhor Instrumentista da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) e em 2021 foi agraciado pelo Governo do Estado de São Paulo com a Medalha Tarsila do Amaral para seus méritos artísticos.

Venceu o primeiro concurso internacional aos 12 anos de idade e, mais tarde, o Virtuositè de Genebra e o primeiro Prêmio do Fórum Junger Künstler de Viena. Apresentou-se em recitais nas principais cidades italianas e europeias e participou de longas turnês pela América do Sul, Estados Unidos, Europa, Austrália e Japão.

Tem gravado mais de 40 CDs, entre os quais se destacam obras italianas e brasileiras de música de câmara para o Selo Naxos e obras virtuosísticas para violino solo para o Selo Sesc.

Baldini também foi Spalla da Orquestra do Teatro Comunale de Bolonha e no Teatro Giuseppe Verdi de Trieste, atuando também como concertino na Orquestra do Teatro Alla Scala, de Milão. Entre 2017 e 2020 Baldini foi diretor artístico da Orquestra da Câmera de Valdivia, no Chile.

Como solista, tocou com a Rundfunk Sinfonieorchester Berlin, a Orchestre de la Suisse Romande, a Wierner Kammerorchester, a Flanders Youth Philharmonic Orchestra, a Orquestra Estatal da Moldávia e a Orquestra do Teatro Giuseppe Verdi de Trieste.

Nascido em Trieste, Itália, iniciou os estudos de violino com Bruno Polli e em seguida aperfeiçoou-se na classe de virtuosidade de Corrado Romano em Genebra, com Ruggiero Ricci em Berlim e Salzburgo e, em música de câmara, com o Trio de Trieste e com Franco Rossi, violoncelista do Quartetto Italiano.

Anote na agenda!

Concerto da Orquestra Sinfônica de Sorocaba

Dias: 14 e 15 de abril, sexta-feira e sábado, ambos às 20h.

Valor: R$30,00 inteira / R$15,00 meia

Os ingressos estão disponíveis para compra pelo site www.fundecsorocaba.com.br ou presencialmente na FUNDEC de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.

Telefone: (15) 3233-2220 – Whatsapp: (15) 99669-2817

Contato: Cíntia Salles

E-mail: eventos@fundecsorocaba.com.br

Instagram: @fundec.sorocaba

(15) 3233.2220 / (15) 99669.2817

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x