Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Dia do profissional da Química: 5 curiosidades sobre a profissão

Em 18 de junho de 1956, o então presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, assinou a Lei n° 2.800/1956, também conhecida por “Lei Mater dos Químicos”.

Essa lei permitiu a criação dos Conselhos Federais e Regionais de Química e regulamentava a profissão de muitos químicos no país. Desde então, a data é celebrada como o dia do Profissional de Química!

Para todos aqueles que tem afinidade com matemática, análise de dados, pesquisa e administração de informações a fim de transformar elementos em produtos, essa pode ser uma área muito promissora!

Em parceria com o Laboratório de Química da Facens, nós separamos aqui 5 curiosidades para quem quer seguir carreira no universo da Química!

1. Qual a diferença entre a faculdade de Química e Engenharia Química?

Essencialmente as grandes diferenças entre os cursos são o tempo de formação e as disciplinas abordadas durante a graduação.

A faculdade de Química é um curso de quatro anos focado na ciência química e suas aplicações. Nessa modalidade, que também podemos chamar de licenciatura, o aluno sai apto a ministrar aulas de nível básico e médio.

Na modalidade de bacharelado, o aluno está apto a operações laboratoriais e desenvolvimento de pesquisa, seja na indústria ou em empresas.

Já para quem opta pelo curso de Engenharia Química, as coisas mudam um pouquinho. Este é um curso de 5 anos e forma alunos para diversas áreas de atuação da profissão.

Aqui, podemos citar algumas, como processos industriais, desenvolvimento e projeto de equipamentos para industriais químicas, além, é claro, de desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e industriais.

2. Quais são as principais disciplinas dos cursos?

O curso de Engenharia Química possui disciplinas básicas de Engenharia como cálculo, física e química geral, além das disciplinas especificas, como analise instrumental, controle de processos, operações unitárias, fenômenos de transporte, termodinâmica e reatores.

Já o curso de Química tem disciplinas como as de reações químicas orgânicas e inorgânicas, analises, química ambiental e bioquímica.

3. Como é a rotina de um profissional da Química?

No dia a dia, Engenheiro Químico pode atuar em diversas funções, dentre elas a operação, controle e planejamento de uma indústria química, desenvolvimento laboratorial de novos materiais, reagentes, produtos e processos, administração, tratamento de produtos e resíduos químicos e gestão de fabricas químicas ou ainda processos de qualidade, análises e gestão de laboratórios.

Já o bacharel em Química tem atribuições um pouco mais focadas no universo do laboratórios de desenvolvimento, qualidade e análises.

Essa divisão acontece pois, segundo publicação do Conselho Regional de Química de São Paulo, (CRQIV – O profissional da química – 2005), existem 22 atribuições para os profissionais da área de química, das quais quinze são especificas para Engenheiros Químicos e sete aos Químicos.

4. Onde o profissional da Química pode atuar?

Os campos de atuação dos profissionais de química são bem diversificados!

Eles podem passar pelas salas de aulas ao setor petroquímico, até por quase todos os tipos de industrias, dentre eles, cosméticos, bebidas e alimentos, plásticos, petroquímicos, tintas, tratamento de água e esgoto, entre outros.

5. Qual a faixa salarial da profissão?

Segundo pesquisa feita no portal vagas.com em junho de 2021, a média salarial de Químicos é de R$ 4,360,00 enquanto de Engenheiros Químicos é de R$ 6.529,00.

E aí, partiu se formar em Química ou Engenharia Química? Conta pra gente nos comentários!

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x