Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Dia da Sobrecarga da Terra: conheça mais sobre a data

Por Kaliny Camargo e Tamara Nanni

Você já ouviu falar sobre o Dia da Sobrecarga da Terra? Ou sobre a Pegada Ecológica? Tudo bem se não! Nós vamos falar aqui um pouco mais sobre esses novos termos, o que significam e sua relevância.

O Dia da Sobrecarga da Terra é uma data importante para todos os seres vivos do nosso planeta, pois marca a data em que a demanda por serviços ecológicos da humanidade excede o que a Terra pode regenerar naquele ano.

Especialistas estudam detalhadamente os recursos que são retirados da natureza com dados nacionais de cada país e o tempo de regeneração da natureza.

Nesse cálculo, chega-se no dia do ano em que os recursos da Terra serão esgotados. As informações demonstram que o consumo da natureza atingiu seu nível insustentável, não bastando mais um ano para sua regeneração devido a demanda exigida pela humanidade.

Explicando de uma maneira mais simples: imagine que no dia 31 de dezembro você e todas as outras pessoas do mundo vão ao mercado fazer uma compra para durar o ano todo. Chega o final de julho e sua comida acaba!

Você precisa sair e comprar mais mantimentos, mas não encontra pois não tem mais comida em lugar algum.

Ou seja, esse seria o Dia da Sobrecarga da sua casa.

Conseguiu entender mais ou menos nossa preocupação?

Outro exemplo que podemos falar, é sobre seu cartão de crédito. Imagina só: e se todo mundo tivesse um crédito para usufruir das propriedades da terra, água e ar.

Aí chega fim de julho e você atinge o limite desse crédito. Já não consegue pagar ou sustentar seus hábitos até o final do ano, o que acumula juros.

Os juros seriam nossas consequências com a redução da capacidade de regeneração dos ecossistemas. Isso se manifesta, por exemplo, com o derretimento das geleiras, eventos climáticos extremos ou através das crises hídricas, como essa que estamos passando.

Tá, mas em 2021 que dia será esse tal “Dia da Sobrecarga”?

Hoje, dia 29 de julho de 2021, data dessa publicação, é o Dia da Sobrecarga da Terra do ano de 2021.

Anos atrás, esse dia estava cada vez mais perto de do fim de dezembro, mas com a exploração desmedida dos recursos naturais e o crescimento da população, chegamos cada vez mais perto do começo do ano.

Fonte: Ecodebate, 2020

Hoje a população consome em média 70% a mais do que pode regenerar no ano, o gráfico acima revela como o ritmo acelerado de consumo dos serviços ecossistêmicos fez com que o Dia da Sobrecarga chegasse mais perto ainda do início do ano.

Qual a marca que você está deixando no mundo? Um indicador pode ser a Pegada Ecológica!

A Pegada Ecológica se traduz a quantidade de terra e água são necessárias para sustentar os padrões de consumo de uma determinada população.

Essa expressão se originou no Canadá, criada por William Rees um professor da universidade de Colúmbia Britanica.

A Pegada Ecológica nos ajuda a refletir como a humanidade vem utilizando os serviços ecossistêmicos desde o início dos tempos.

A priori por sobrevivência e depois por ganância, construímos impérios e expandimos nossa população, ao conquistar territórios e produzir em excesso.

Durante todo esse processo, ao longo do tempo, estamos deteriorando mais e mais o planeta onde vivemos até que chegamos a um cenário insustentável. A Pegada Ecológica está diretamente ligada ao Dia da Sobrecarga.

Quanto mais a Pegada Ecológica mundial, mais perto do começo do ano será o Dia da Sobrecarga.

Você sabe qual é a sua pegada ecológica? Faça aqui o teste e veja qual é o seu papel nesse cenário.

Será que estamos em um beco sem saída?

O fato é que o cenário atual não é nada favorável!

Segundo o professor José Eustáquio Diniz Alves, a humanidade danificou o equilíbrio homeostático existente em todas as áreas naturais.

Alterou a química da atmosfera, promoveu a acidificação dos solos e das águas, poluiu rios, lagos e os oceanos, reduziu a disponibilidade de água potável, ultrapassou a capacidade de carga da Terra e está promovendo uma grande extinção em massa das espécies.

O egoísmo, a gula e a ganância humana provocam danos irreparáveis e um ecocídio generalizado.

As emissões de gases de efeito estufa (GEE) romperam com o nível de concentração de CO2 na atmosfera, de no máximo 280 partes por milhão (ppm), prevalecente durante todo o Holoceno, e, em 2019, já está acima de 410 ppm, subindo cerca de 2,5 ppm ao ano, na atual década.

Nós podemos ser a geração que vai mudar o jogo! Mova a data!

Se sabemos dos problemas que ameaçam o destino do nosso planeta e das futuras gerações, nós podemos agir para mudar o jogo! Então bora sugerir algumas dicas para quem quer começar, mas não sabe por onde:

Separar o lixo é algo básico e que pode fazer uma diferença enorme para nosso planeta. Se separarmos os orgânicos dos recicláveis, podemos reduzir em grande parte o número de plástico no meio ambiente, já que a grande maioria das cidades têm um centro de reciclagem para reutilizar as embalagens. Isso faz com que menos materiais sejam retirados da natureza.

Diminuir a quantidade de carne que você come é uma boa! Mas calma, não estou falando que você precisa virar vegetariano!

Você sabia que o quilo da carne necessita em média 15.000 Litros de água para sua produção? Enquanto um feijão usa em média 10% dessa quantidade e sem contar o desmatamento para o pasto desses animais. Ou seja, se você diminuir seu consumo semanal já ajuda a diminuir sua pegada ecológica.

Aprecie produtos do comércio local e prestigie pequenos agricultores que não utilizam materiais nocivos à natureza. Isso faz com que você valorize a economia local e cuide da comunidade que está inserido.

Tente ir em lugares fazendo uma caminhada ou de bicicleta, assim estará cuidando de sua saúde também. Natureza e homem estão tão conectados que cuidando da saúde de um, afeta a saúde do outro.

Estamos passando por um período de escassez de água, então é bom consumirmos energia e água com sabedoria.

Algumas pessoas veem isso como atitudes banais e sem importância, mas para mim isso é a conversão de alguns valores na prática do dia-a-dia. Ou em outras palavras podemos chamar de atitude cidadã.

Aqui, importa pouco se sou impactado negativamente pelas mudanças climáticas. O que importa é que eu sei que muitas pessoas mais vulneráveis, animais e biomas são impactados por minhas ações, e essa nossa conexão deve ser mais saudável.

Então bora junto mover a data! Poste nas suas redes sociais o que você está fazendo para que o Dia da Sobrecarga fique mais perto do final do ano e compartilhe com a gente usando a hashtag #movaadata.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
1 Comentário
Anterior
Próximo Mais Votado
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

1
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x