Aos 17 anos, Maria Larissa Pereira, ou Larittrix, como prefere ser chamada, ganhou destaque nacional ao se tornar a primeira astronauta análoga da região de Ipu, sertão do Ceará, a ser credenciada pela Nasa.
Antes disso, a jovem astrônoma, que também promove projetos de divulgação científica e mentorias para estimular jovens como ela a estudar o universo, já foi medalhista em olimpíadas acadêmicas estaduais, nacionais e internacionais, além de acumular mais de 50 certificados assinados e verídicos de cursos e semelhantes em nome da National Aeronautics and Space Administration (NASA), e 17 outros da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Ceará (UFC), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e outras instituições de muita importância para a sociedade acadêmica e pesquisadores.
A última conquista da Larittix só foi possível com o apoio da Prefeitura de Pires Ferreira (CE), da Facens e das empresas Força Meninas e Medalhei Olimpíadas Científicas. A experiência aproximou a estudante da Facens, reconhecida nacionalmente pelo vanguardismo e apoio a propagação da educação, resultando no ingresso da jovem no curso de psicologia do Centro Universitário sorocabano, além de uma parceria visando estimular o interesse a acesso dos alunos.
“Meu maior sonho é poder estudar educação e astronomia e essa parceria com a Facens é de extrema importância, pois além de me permitir estudar psicologia, fundamental na trilha da educação, vai me colocar em contato direto jovens entusiastas da Ciência, trabalho que se relaciona diretamente com as mentorias que já realizo na astronomia”
afirma Larittrix.
Segundo o reitor do Centro Universitário Facens, Fabiano do Prado Marques, é uma honra poder contribuir com a jornada de Larissa.
“A Facens sempre se colocou à disposição de jovens talentos e pessoas engajadas com a propagação do conhecimento, focando sempre na formação de cidadãos responsáveis preparados para a vida. A Larittrix se encaixa perfeitamente nesses moldes e é prazer tê-la engajando outros estudantes na seara dos estudos e pesquisas.”
diz o reitor.