Considerada uma das profissões mais tecnológicas e requisitadas do mercado, por conta da sua vasta área de atuação, a Engenharia Agronômica tem se despontado como um segmento promissor no Brasil e no mundo.
Quer saber o porquê? Então vem com a gente que vamos apresentar 5 possibilidades de atuação para este setor que está BOMBANDO!
Qualidade dos alimentos
O profissional de engenharia agronômica é responsável por orientar e controlar o cultivo da terra no processo produtivo, como na plantação de alimentos, por exemplo.
Os engenheiros utilizam seus conhecimentos em biologia, física e química para aplicar os melhores métodos de adubação para o solo e controle das pragas + as atualizações tecnológicas e sustentáveis ao setor.
Indústria de alimentos
Se você tem o interesse de atuar na indústria, a engenharia agronômica é uma aposta certeira. Isso porque o segmento de alimentos vem crescendo exponencialmente nos últimos anos.
Quem é que não gosta de uma praticidade no dia-a-dia? Este setor está cada vez mais desenvolvendo tecnologias para manter os produtos mais frescos.
As empresas contratam estes profissionais para pesquisa, desenvolvimento de tecnologias e gestão da qualidade dos alimentos.
No campo
A engenharia agronômica envolve todos os processos do setor produtivo, tanto animal, quanto vegetal.
Eles são responsáveis por verificar a drenagem e irrigação dos solos, o uso de fertilizantes e corretivos de acidez de solo, entre outros.
Já na produção animal, estes profissionais atuam com melhoramentos genéticos, nutrição animal, entre outras áreas do setor agropecuário, sempre de olho nas atualizações e no respeito a todo o ecossistema produtivo.
Vigilância sanitária
Se você pensa em prestar concursos públicos, a engenharia agronômica também é para você, sabia?
Isso porque, sem dúvidas, você pode ser um novo trabalhador de áreas bastante específicas do setor público, como a vigilância sanitária.
Por lá, é possível fazer a análise de qualidade dos alimentos, atuando junto aos profissionais da área de engenharia de alimentos e biologia, por exemplo.
Educação
Agora, se você pensa em transmitir os seus conhecimentos para outras pessoas, a área de docência também é uma jornada a seguir!
Existe a possibilidade de atuar em grandes universidades como professor e/ou em cursos de pós-graduação e até à distância.
Por conta do crescimento das modalidades online, as universidades ampliam as oportunidades, disponibilizando mais vagas que podem se adequar ao que você procura.
E não para por aí…
Como todas as profissões que se renovam, a Engenharia Agronômica não seria diferente, né? Estão surgindo novas áreas de atuação com foco em tecnologia nos processos produtivos utilizando plataformas como Big Data, drones e ferramentas para empreendedores rurais.
Além disso, também é possível trabalhar com pesquisa de novas tecnologias para aplicar neste setor.
Lembrando que durante o distanciamento social, um dos setores que mais continuou a apresentar dados de crescimento foi justamente a agropecuária. Fique de olho!
E aí, o que está esperando para mergulhar de cabeça no mundo da tecnologia da Engenharia Agronômica?