Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Centro de Empreendedorismo Facens realiza desafio de inovação em parceria com Toyota

Durante o mês de setembro, o Centro de Empreendedorismo Facens (FACE) realizou o Desafio Facens de Inovação Aberta para todos os alunos do Centro Universitário em parceria com a empresa Toyota.

Com o objetivo de proporcionar aos alunos a oportunidade de contribuir com soluções para problemas reais da indústria, no Desafio da Toyota os alunos foram convidados a propor soluções conceituais inovadoras para segunda vida do uso das baterias utilizadas em carros eletrificados.

O Desafio Facens de Inovação Aberta faz parte de uma iniciativa conjunta com as empresas Schaeffler e Toyota e durante os meses de agosto e setembro os alunos apresentaram conceitos viáveis e criativos para os desafios relacionados aos temas de embreagem e baterias, respectivamente.

Antes do lançamento dos Desafios, os alunos tiveram uma rica trajetória com o Webinar “Desvendando a Inovação” e com o Curso de Férias gratuito com o tema “O Futuro da Mobilidade”, que contou com as participações especiais da ABRAVEI e ConSor e com o apoio de outros Centros de Inovação da Facens, como o IP Facens, LINCE (Laboratório de Inovação em Competições Estudantis, MAIA, LIS (Laboratório de Inovação Social) e ED+ Content Hub.

Os alunos passaram por uma trilha contendo workshops, oficinas, aulas técnicas e mentorias com o FACE, com os professores da Facens e com a equipe de engenheiros da Toyota. Foram mais de 20 horas de conteúdos e um total de 13 dias de Desafio.

CONHEÇA O DESAFIO

O Desafio proposto pela Toyota foi: “segunda vida do uso das baterias dos veículos eletrificados” onde, as equipes precisaram desenvolver soluções conceituais inovadoras e sustentáveis para proporcionar a segunda vida útil das baterias utilizadas em carros híbridos, com viés sustentável e social.

A apresentação do pitch de proposta de solução dos alunos foi realizada no dia 28 de setembro e os critérios analisados na hora da avaliação do projeto foram: apresentação do pitch, viabilidade de implementação, inovação e diferencial, adequação ao mercado e, nota geral do projeto.

A banca avaliadora contou com a presença de:

  • Ayres Abe, Coordenador de Sustentabilidade da Toyota do Brasil;
  • Cristina Sugahara, Analista Sênior Comunicação Corporativa da Toyota do Brasil;
  • Eduardo Bennacchio, Gerente da Engenharia de Produto da Toyota;
  • Otacílio do Nascimento, Coordenador de RP e Diretor Executivo da Fundação Toyota.

E representando a Facens, estavam na banca o Diretor Comercial do IP Facens, Ellis Menasce, e o coordenador do LINCE Facens, Paulo Sérgio.

Também esteve presente na divulgação dos vencedores a Presidente da  Fundação Toyota e Diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota para América Latina e Caribe Viviane Mansi.

“Essa é uma iniciativa que combina alguns dos principais objetivos da Toyota: de contribuir com o meio ambiente por meio de uma ação que evita o descarte das baterias, buscando um segundo ciclo de uso para elas; e o do desenvolvimento das sociedades onde estamos inseridos por meio de algo tão caro e importante, que é a educação. Parabéns a todos os participantes que trouxeram projetos inovadores e encantadores e ao Centro de Empreendedorismo Facens pela iniciativa”

afirma Viviane Mansi, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota para América Latina e Caribe e Presidente da Fundação Toyota do Brasil.

Os vencedores!

A segunda parte do Desafio de Inovação Aberta em parceria com a Toyota contou com 25 alunos envolvidos no projeto e 5 equipes finais, que buscaram a melhor dinâmica para o reuso das baterias. Após a apresentação de todas as propostas, os vencedores foram divulgados:

1° lugar: HENKO

Bruna Nathalia de Jesus
Guilherme Savassa Bernal
João Pedro Oliveira Nogueira
Larissa Telles Dutra
Matheus Muller Motta

2° lugar: BATERIA SOLIDÁRIA

Andreza de Sousa dos Santos
Bruno de Oliveira Correa
Guilherme Tenório de Souza Santos
Railson Gabriel de Jesus Ramos

3° lugar: ECOWATTERING

Amanda Andrade Martins
Ariadne Holtz Silva Grilo
Breno Hideki Hirayama
Natalia Samora Camargo
Vinícius Gonçalves Octaviano

CONHEÇA MAIS SOBRE O FACE

O FACE tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de agentes de transformação e impacto positivo, cidadãos comprometidos com o coletivo e profissionais de excelência que tenham a vida como seu maior empreendimento.

O Centro atua como uma plataforma de informação, networking, apoio e reconhecimento de jovens talentos para despertar a consciência sobre a cultura empreendedora como forma de pensar e agir, incentivando o desenvolvimento de habilidades transversais e disseminando conhecimento sobre oportunidades e ferramentas que auxiliam cidadãos e profissionais a se destacarem no exercício de suas atividades.

Para saber mais sobre o projeto, siga o FACE no Instagram @face_facens, entre em contato através do e-mail: empreendedorismo@facens.br ou WhatsApp: (15) 98122-0696.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x