O dia da Fotografia comemora-se, anualmente, em 19 de agosto. A celebração tem origem por conta da invenção do Louis Daguerre, em 1837.
O físico inventou o daguerreótipo, um aparelho fotográfico baseado em fixar as imagens obtidas na câmara escura numa folha de prata sobre uma placa de cobre.
Mais tarde, em 1839, exatamente em 19 de agosto, o Governo francês considerou a invenção de Daguerre como um presente “grátis para o mundo”.
Desde então, diversos recursos foram surgindo, como a foto colorida, câmeras com flash, câmeras digitais, celulares com câmeras e outras inúmeras tecnologias que temos hoje.
Cada vez mais, os equipamentos recebem upgrades tecnológicos, como maior qualidade de imagem, facilidade de manuseio, possibilidades de armazenamento, compartilhamento e edições.
Com certeza, a fotografia se tornou algo mais democrático e uma experiência particular do indivíduo.
À medida que ela se torna uma experiência cada vez mais pessoal, a fotografia consegue representar diversos aspectos do cotidiano de uma pessoa.
É a arte de se conservar um momento em uma imagem, e é claro que a tecnologia faz parte desse contexto.
Olhar Sensível
Em 2018, a Facens, em parceria com o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), e o SENAI de Itu, realizou a exposição Olhar Sensível.
O projeto reuniu 13 pessoas com deficiência visual, entre cegos e baixa visão, em um curso ministrado pelo colaborador Facens e fotógrafo com baixa visão,Teco Barbero.
No curso, técnicas de fotografia usando outros sentidos do corpo foram ensinadas e, para a exposição, as fotos foram retratadas através de impressoras 3D, em parceria com o FabLab Facens.
Neste ano, para comemorar o dia da fotografia, o MACS realizaou um bate-papo online com o grupo que auxiliou na execução da exposição “Olhar Sensível”. Você pode conferir tudo o que rolou aqui:
Para todos os amantes da fotografia, um feliz dia! Que, cada vez mais, a gente consiga registrar nossos olhares por aí 🙂