Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Cerimônia de coroação de Charles III acontece neste sábado, em Londres

Por DRI Facens

Charles III será oficialmente coroado rei após o reinado de 71 anos de sua mãe, rainha Elizabeth II, falecida em setembro do ano passado, aos 96 anos.

A cerimônia acontece no próximo sábado, dia 06 de maio, na Abadia de Westminster, em Londres, a partir das 7h, pelo horário de Brasília. Dois dias após o evento, no dia 08, será feriado nacional britânico.

O Rei Charles III passará a ser chefe de Estado não apenas do Reino Unido (formado pela Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte), mas também do Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Jamaica e Bahamas, além de outros países membros do Commonwealth.    

A cerimônia

Essa é a primeira coroação da era digital, e a que também a maioria dos britânicos (e o resto do mundo) está presenciando em muitos anos.

Todo o ritual começa com uma procissão do Eei Charles III e da Rainha Consorte Camilla, do Palácio de Buckingham até a Abadia de Westminster, usando a carruagem do Jubileu de Diamante, uma carruagem de 3 toneladas, construída em 2012, na Austrália. Ao regressarem a Abadia, usarão a Carruagem Estatal Dourada, de 4 toneladas, construída em 1762, revestida a folha de ouro.

O novo Rei prestará juramento antes de ser ungido pelo arcebispo de Canterbury. O Rei Charles III usará a Coroa de São Eduardo, confeccionada em 1661, que pesa cerca de dois quilos. Feita de ouro puro e adornada com rubis, ametistas e safiras, a coroa é avaliada em cerca de 36 milhões de euros, o que equivale a quase R$ 200 milhões.

Em uma nova procissão, o Rei e a Rainha retornarão ao Palácio, acompanhados por 4 mil soldados em uniforme de gala. Da varanda do Buckingham, eles farão a tradicional saudação a multidão e assistirão a um desfile aéreo.

É esperado que mais de 2.200 pessoas participem da cerimônia e no dia seguinte, 7 de maio, acontecerá um show do Castelo de Windsor. Entre os artistas anunciados, estão os cantores Lionel Richie, Katy Perry, Andrea Bocelli, a banda pop Take That, a cantora e compositora Freya Ridings e o pianista Alexis Ffrench.

Onde assistir

Será possível assistir toda a cerimônia pelo GloboNews, ao vivo, a partir das 6h, no sábado. Durante o evento, o sinal do canal estará aberto no Globoplay e no G1.

DRI indica!

Para saber um pouco mais não apenas da vida do novo Rei, mas da família real britânica, o DRI indica a aclamada série da Netflix, The Crown, e o documentário Os Windsors: Uma Família Real, disponível no Globoplay.

Além disso, o filme Spancer, lançado em 2022, e Diana, de 2013,são ótimas dicas para quem quer saber mais sobre a primeira esposa do rei Charles III, Lady Diana. 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x