Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

CCBEU Sorocaba e Missão Diplomática dos EUA no Brasil lançam projeto educacional gratuito com o apoio da Facens

O CCBEU Sorocaba e a Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil acabam de lançar o Projeto “Eco Team for a Better World”. Trata-se de um projeto social, patrocinado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, cuja missão é construir pontes para um futuro melhor na vida de crianças e adolescentes, trabalhando com sustentabilidade e tecnologia.

Para a realização do Eco Team for a Better World, o CCBEU tem apoiadores fundamentais como o Centro Universitário Facens e o Parque Tecnológico de Sorocaba, além de patrocinadores essenciais como a Empresa Emerson, FIT – Instituto de Tecnologia e FimTech Energia

A ideia é que o projeto em Sorocaba seja o piloto para um movimento mundial, que se multiplicará com o recrutamento de novos grupos, que levarão os conceitos aprendidos para fora da escola, comunidade, comércios, cidades e outros núcleos.

Em Sorocaba, o projeto trabalhará com 40 alunos do ensino médio, entre 14 e 18 anos, que participarão dos módulos do projeto relacionados ao empreendedorismo social, aula de Inglês, cultura maker, sustentabilidade e tecnologia.

O projeto acontecerá de junho de 2022 a novembro, nas seguintes intuições: ETEC Rubens de Faria e Souza, IFSP Sorocaba, E.E. Arthur Cyrillo e E.E. Prof.º Roque Conceição.

A premiação do Eco Team for a Better World serão bolsas na graduação e pós-graduação da Facens, além de bolsas para cursos livres na Plataforma N Cursos, também da Facens, para todos os alunos participantes.

Como funcionará o projeto?

O projeto Eco Team for a Better World contará com 03 etapas. A primeira será com aulas expositivas tendo como tema: inteligência emocional, legado e protagonismo juvenil, empreendedorismo juvenil, estratégias matemáticas para cálculos de impacto de redução de consumo de água e língua inglesa, pelos departamentos LIS Facens, FACE Facens, Smart Mall Facens, Comitê de Sustentabilidade Facens, IP Facens e CCBEU Sorocaba.

Na segunda etapa, os participantes receberão todas as orientações e materiais para o desenvolvimento do projeto e na terceira e última parte, onde os alunos terão atividades hands on, onde se dará toda a parte prática e conclusiva do projeto.

Etapas:

• Aulas expositivas onde serão abordados os temas: Inteligência emocional, legado e protagonismo juvenil, tendo como responsáveis o departamento LIS Facens.

• Empreendedorismo social, tendo como responsáveis os departamentos LIS Facens e Empreenda Vida ampla.

• Desenvolvimento estratégico de projetos sustentáveis pelo IP Facens.

• Estratégias matemáticas para cálculos de impacto de redução do consumo da água, tendo como responsável o comitê de sustentabilidade Facens.

• Atitude empreendedora como diferencial competitivo, tendo como responsável o FACE Facens;

• Os alunos irão ter imersão na língua inglesa e posteriormente replicar este no mundo, tendo como responsável o CCBEU Sorocaba.

Os alunos e docentes das escolas participantes trabalharão nos seguintes projetos:

• Projeto 1 – Substituição de copos plásticos descartáveis por canecas manufaturadas por impressoras 3D, cedidas pelo FAB LAB Facens, Smart Mall Facens, IFSP Sorocaba e E.E Arthur Cyrilo;

• Projeto 2 – Limitação de Água, baseado em sensores instalados nas torneiras, limitando o uso da água;

• Projeto 3 – Energia limpa, utilizando de uma bicicleta estática, as pessoas ao pedalarem esta bicicleta, que estará conectada a um power bank, gerará energia para uso onde desejarem.

• Projeto 4 – Reaproveitando o Lixo Orgânico: Biodigestor para reaproveitamento de lixo orgânico para gerar gás, e adubos naturais para hortas verticais construídas pelos alunos e conscientização para alimentação saudável


Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x