Agora é oficial, a metade do ano já passou! Que tal colocar como meta estar mais antenado nas notícias do Brasil e do mundo?
Comece conferindo a edição de junho do Boletim Internacional!
Especial IA (Inteligência Artificial): novidades de junho
– O CEO da Zoom quer que a IA crie um clone dos usuários para facilitar reuniões
Eric Yuan, fundador do Zoom, um dos maiores aplicativos para reuniões online, disse em entrevista que pretende desenvolver um software para criar “gêmeos digitais”, alimentados por inteligência artificial, que poderiam participar de reuniões no lugar dos usuários “reais”. A ideia é que este gêmeo participe de reuniões virtuais enquanto você faz outra coisa, como passar um tempo com a família.
– Linkedin vai usar IA para criar e mandar currículos sozinho
O LinkedIn lançou em junho ferramentas pagas para ajudar usuários que buscam por emprego. Por meio de IA, a ferramenta vai procurar vagas, criar currículos personalizados e fazer a candidatura de forma automática.
– Médico realiza transplante há 8 mil km de distância
Você não leu errado. Em junho foi realizada a primeira cirurgia transcontinental da história da humanidade!
Um médico, que estava em Roma, retirou completamente um tumor da próstata de um paciente que estava hospitalizado em Pequim. Ou seja, a distância entre o médico e o paciente era de mais de 8 mil quilômetros.
A “telecirurgia” ocorreu graças a um grande aparelho com braços robóticos. Usando IA, câmeras e escutas em tempo real conectadas via 5G, o médico controlou toda a estrutura do equipamento.
Mercado Livre passa a usar robôs em centro de distribuição em SP
No dia 05 de junho, o Mercado Livre anunciou a “contratação” de robôs para auxiliar a operação de coleta de produtos em seu segundo maior centro de distribuição no Brasil, em Cajamar, região metropolitana de São Paulo.
Em vez de o funcionário ter que se locomover até as prateleiras para guardar um produto que chegou do vendedor ou para coletar um produto que foi vendido, a própria prateleira será levada até o funcionário com a ajuda de um dos robôs.
A empresa estima que essa automação deve baixar em 20% o tempo de processamento dos pedidos e reduzir em 70% a distância percorrida por dia pelos funcionários da área.
Starship, da Space X, consegue realizar voo bem-sucedido pela primeira vez
A Space Exploration Technologies Corp. (AKA Space X), empresa de sistemas aeroespaciais, transporte espacial e comunicações do bilionário Elon Musk, realizou, em 11 de junho, o primeiro voo bem-sucedido de seu foguete, o maior já construído. O objetivo é que este foguete seja utilizado para levar uma tripulação a Lua em 2025.
Barcelona planeja proibir aluguel de apartamentos de turistas
A cidade de Barcelona, um dos principais destinos de férias na Espanha, anunciou, em 21 de junho, que proibirá o aluguel de apartamentos para turistas até 2028 para controlar o aumento dos custos de moradia e tornar a cidade mais barata para os moradores.
Para se ter uma ideia, os aluguéis aumentaram 68% nos últimos 10 anos e o custo da compra de uma casa aumentou 38%, de acordo com o prefeito da cidade, Jaume Collboni.
Brasil é o único lugar do mundo que tem latinha de coca cola azul
O Festival Parintins, que aconteceu este ano nos dias 28, 29 e 30 de junho, é uma festa tradicional do norte do Brasil marcada pela rivalidade entre os bois garantido (da cor vermelha) e caprichoso (da cor azul). Nós já contamos a história deste festival aqui.
Desde 1995, a Coca-Cola é uma das patrocinadoras do evento, e, para se adequar à festa, desde 2007, vende latinhas de refrigerante na cor azul – Com isso, Parintins é o único lugar do mundo que isso acontece.
Apenas 17% dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável avançaram
No dia 28 de junho, o secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou que apenas 17% dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) apresentaram avanços significativos, faltando apenas 6 anos para 2030, prazo final para cumprimento das metas.
Você pode saber mais sobre Agenda 2030 e os ODS aqui!
Liga das Nações do Vôlei e feito histórico do time feminino
Criada em 2018 para substituir a Liga Mundial masculina e o Grand Prix feminino, a Liga das Nações de Vôlei (VNL) é uma competição anual e um dos eventos mais importantes do Vôlei. Como em breve teremos os Jogos Olímpicos, a competição também serviu de teste para os treinadores avaliarem como as equipes estão.
Neste ano, o time feminino do Brasil alcançou um feito histórico: ao todo, foram 12 vitórias consecutivas, tornando a seleção brasileira a primeira a encerrar a fase classificatória com 100% de aproveitamento.
O desempenho foi bom, mas o final nem tanto. Acontece que as meninas perderam os dois últimos jogos e acabaram eliminadas.
A grande campeã foi a Itália, pela segunda vez. Para o Brasil não rolou nem medalha de bronze 😞
Resta agora esperar pelos Jogos Olímpicos, que começam dia 26 de julho!