Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

BIM e CAD: qual é o melhor para o meu planejamento?

BIM e CAD: qual é o melhor para o meu planejamento?

Antes de respondermos esta pergunta, precisamos esclarecer um equívoco que muitos cometem. Muitos usam o termo CAD, referindo-se a AutoCad, que é um software da Autodesk, que auxilia no desenho de projetos.

Mas CAD, significa “Desenho auxiliado por computador”, o que faz com que muitos outros softwares se enquadrem nesta categoria. Esclarecido isto, vamos ao que interessa!

Qual a diferença entre BIM e CAD?

O AutoCad auxilia os arquitetos e engenheiros a fazer a representação do seu projeto de forma digital, ou seja, com a adoção desta ferramenta, os projetos que antes eram feitos à mão e no papel, passaram a ser feitos com uso do computador.

BIM também é feito no computador, mas ele tem um diferencial em relação às ferramentas 2D, a INFORMAÇÃO! Você achou que eu iria falar o 3D né? O AutoCad, por exemplo, é capaz de fazer projetos em 3D, então só isto não é o diferencial.

Mas por que a informação? Porque com o uso de BIM, é possível incluir informações no seu projeto.

A informação é importante para, por exemplo, fazer a orçamento do seu projeto, você precisa saber quanto de material você vai gastar, qual é o custo de cada material, além dos gastos com a mão-de-obra. Este foi só um exemplo, você pode incluir informações ambientais, de manutenção etc.

Qual é o melhor para o meu planejamento?

O melhor para o seu planejamento é BIM! Pois, além de trabalhar com informação no modelo, BIM também abrange os processos e políticas.

Ou seja, para planejar como é o fluxo de trabalho, para planejar a obra, custos e ganhos em cada etapa da construção. BIM é capaz de auxiliar no planejamento em todo o ciclo de vida da construção.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x